null BRDE e cooperativas de crédito tratam sobre operação do Pronampe Emergencial

30/11/2023 13:48

Sicoob participou da reunião no BRDE que discutiu linha de crédito voltada para micro e pequenos empresários afetados pelas cheias em SC

Diretores e equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) reuniram-se no dia 29 de novembro na sede do banco, em Florianópolis, com representantes de cooperativas de crédito que atuam em Santa Catarina. O encontro teve o objetivo de debater a liberação de crédito do Pronampe Emergencial, recurso destinado às empresas localizadas em municípios que tenham reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública homologados pela Defesa Civil Estadual. Representaram o Sicoob Central SC/RS na reunião o diretor de Negócios Olavo Lazzarotto e o coordenador de Planejamento e Estratégia Agro Paulo Vitor Sangaletti.

Os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no total de R$ 150 milhões, serão operacionalizados pelo BRDE, por meio das cooperativas financeiras. O valor é destinado para capital de giro para comércio, indústria e prestadores de serviços. A medida estará vigente após publicação do decreto do Governo do Estado que autorizará o subsídio dos juros aos beneficiados.

O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressaltou a importância do recurso estar disponível o mais rápido possível aos empresários. “Quem precisa de crédito tem pressa. Estamos com as equipes mobilizadas para que esse dinheiro chegue com capilaridade e de forma ágil”, ressalta.
Nos próximos dias, as equipes técnicas do BRDE e das cooperativas de crédito voltam a se reunir para alinhar detalhes dos atendimentos aos empresários via Pronampe Emergencial. Além do Sicoob, estavam também presentes à reunião os sistemas de cooperativas de crédito Cresol e Sicredi. 

O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, disse que “o Sicoob está sempre atento às necessidades dos cooperados, em momentos bons ou ruins, e vai apoiar, mais uma vez, os cooperados, empreendedores e produtores rurais, para que consigam se reerguer depois de mais uma tragédia climática”.

Prazo e condições
Serão permitidas operações com valores de até R$ 150 mil por empresa. Além disso, o Governo do Estado subsidiará pelo menos 50% da taxa de juros. O prazo total para pagamento é de 48 meses, inclusos até 12 meses de carência.

Como solicitar?
O crédito poderá ser solicitado por micro e pequenos empresários por intermédio das cooperativas credenciadas junto ao BRDE. A possibilidade de solicitação do crédito estará disponível após a publicação do decreto do Governo do Estado, que autoriza a operacionalização da linha.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias (com acréscimos do Sicoob Central SC/RS). Foto: BRDE/Divulgação.