null Sicoob Credial completa 39 anos de fundação e realiza homenagem para sócios-fundadores

29/11/2023 09:43

Os pioneiros e pioneiras do cooperativismo de crédito em Cunha Porã foram homenageados na comemoração dos 39 anos da instituição

O Sicoob Credial comemorou 39 anos de fundação e promoveu um evento exclusivo para os sócios-fundadores no dia 24 de novembro em Cunha Porã, sede da Unidade Administrativa da cooperativa. A comemoração contou com a presença de sócios-fundadores e sócias-fundadoras que acreditaram no objetivo de criar uma cooperativa há 39 anos. 

O presidente Márcio Luiz Schmitt apresentou índices, estratégias e resultados do ano de 2023, evidenciando o crescimento sólido da cooperativa que iniciou os trabalhos de forma tímida em 1984. Schmitt revelou que o Sicoob Credial administra atualmente R$ 2,4 bilhões em ativos e distribuiu, no último exercício, R$ 29 milhões (resultados) para os cooperados. 

Para o dirigente, reconhecer e valorizar aqueles que iniciaram essa história e que carregam a essência dos valores e princípios do cooperativismo, é muito gratificante. “Temos uma história e é importante preservá-la para que as futuras gerações saibam como se construiu uma instituição financeira com tanta representatividade aqui no Extremo-Oeste catarinense”, finalizou o presidente.

História 
As ações para constituir a cooperativa iniciaram no dia 26 de novembro de 1984, quando ocorreu o envio de um processo de constituição de uma cooperativa de crédito rural para o Banco Central. Em 14 de maio de 1985 o processo foi aprovado, e no dia 8 de agosto de 1985, com 28 sócios-fundadores, passou a funcionar a cooperativa de Crédito Rural Auriverde, em uma sala cedida pela Cooperativa Regional Auriverde. 

No ano de 2006, em uma movimentação estratégica e assertiva, o Sicoob Credial passou ser uma cooperativa de crédito de livre admissão, o que permitiu o crescimento do número de associados. Assim, evoluindo a cada ano, é uma das cooperativas de maior expressão no Oeste de Santa Catarina. 

Ao longo da história, a cooperativa teve a presidência de Manfredo Artur Salfner, no período de 1984 a 1999, e Hermes Barbieri, de 1999 a 2022. Atualmente, o Sicoob Credial é presidido por Márcio Luiz Schmitt, formado em gestão de cooperativas, especialista em gestão estratégica e com 37 anos de atuação na cooperativa. 

Fonte: Sicoob Credial – Comunicação e Marketing.