null Sicoob Metropolitano ganha Prêmio Campo Mourão Sustentável 2023

Capa do artigo:
Conteúdo:

No dia 10 de novembro, o Sicoob Metropolitano foi reconhecido no Prêmio Campo Mourão Sustentável 2023 com o projeto Papa Pilhas. O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas e/ou ações que promovem a sustentabilidade e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas, no território de Campo Mourão.

Para a gerente da agência em Campo Mourão, Celia Furlanetto, receber a primeira colocação na categoria empresas com fins lucrativos do Prêmio Campo Mourão sustentável foi uma grata surpresa.

“Nós ficamos muito satisfeitos com isso, é um reconhecimento da comunidade de um trabalho que o Sicoob desenvolve em parceria com outras instituições, então, é muito gratificante. É o primeiro prêmio que é realizado na cidade com esse tema e nós ficarmos com o primeiro lugar foi muito gratificante”, relatou.

 

Como funciona o Papa Pilhas?

O Papa Pilhas é um dos 11 programas do Instituto Sicoob que tem como objetivo o desenvolvimento das comunidades através do 7º Princípio do Cooperativismo. O programa consiste em uma campanha permanente de arrecadação de pilhas e baterias, cujo desenvolvimento acontece a partir da proposta de conscientização quanto ao descarte correto de resíduos, a fim de diminuir o impacto ambiental.

Os coletores Papa Pilhas são disponibilizados nas agências das cooperativas do Sicoob ou em empresas parceiras/cooperadas. Todo o resíduo coletado pelo Sicoob Metropolitano no estado do Paraná é destinado para a Carbon Explore, uma startup fundada em 2019, que iniciou suas atividades na incubadora Fundação Educere, em Campo Mourão.

A Carbon Explore realiza a produção do grafeno através do grafite extraído das pilhas não alcalinas por processo eletroquímico e mecânico, e a partir disso, realiza estudos e pesquisas. O grafeno é o mineral mais fino e resistente do mundo, com incríveis propriedades físicas que o tornam um material com diversas aplicações tecnológicas.

A partir dele, o grafeno, a Carbon Explorer realiza pesquisas para desenvolvimento de manta asfáltica ecológica, já que o grafeno é um excelente condutor térmico, capaz de dissipar calor mais rápido que qualquer outro já conhecido.

Além desse estudo, são realizadas pesquisas relacionadas a coletes à prova de balas, curativos à base de celulose e grafeno, e estudos para transformar água salgada em potável.

Após a extração do grafite, as pilhas são encaminhadas para a Cooperativa de Coletores de Reciclados de Campo Mourão, que retiram os materiais que podem ser reciclados, como plásticos, papéis e metais presentes nas pilhas, minimizando assim o impacto ambiental.

Por fim, o material tóxico presente nas pilhas é destinado para a Associação Fukuoka, localizada em Curitiba, uma instituição preparada e certificada que providencia o descarte correto dos materiais.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):