null Sicoob participa do 30º Congresso da Confederação Internacional de Bancos Populares (CIBP)

13/11/2023 09:04

Evento aconteceu entre os dias 02 e 04 de novembro, em Paris, na França 

A Confederação Internacional de Bancos Populares (CIBP) realizou seu 30º Congresso, com o Sicoob e o Fédération Nationale des Banques Populaires  - FNBP (Federação Nacional dos Bancos Populares) como anfitriões. O evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de novembro, em Paris, na França.  

Criada em 1950, a CIBP é uma Organização Não Governamental (ONG) reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Bruxelas (BE), que reúne bancos cooperativos em todo o mundo. Atualmente, conta com 8 países membros vindos de 11 organizações diferentes, representando mais de 80 milhões de membros. A CIBP foi a primeira organização internacional a reunir atores bancários populares e cooperativos em âmbito global.Entre os representantes do Brasil, destaca-se o Sicoob, que se tornou membro da confederação em 2011.  

Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e atual presidente da CIBP com mandato até maio/2024, juntamente com o presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, lideraram uma delegação de aproximadamente 150 integrantes do Sicoob, incluindo conselheiros, diretores e técnicos do CCS e das cooperativas centrais e singulares. 

Durante o evento, foram apresentados cases de sucesso do Sicoob.
Um dos momentos de destaque foi a participação do diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso, evidenciando uma relação saudável entre o cooperativismo financeiro brasileiro e o órgão regulador. 

O congresso, que acontece a cada três anos, tem como objetivo inspirar e lembrar como e por que os Bancos Populares e Cooperativos são diferentes e fortes no território.  Ao reunir a rede CIBP, cria-se uma oportunidade de ressaltar os valores fundamentais dos membros da confederação e sua missão de promover o pensamento e os valores cooperativos. Reunindo representantes de organizações financeiras de todo o mundo, o congresso tem a missão de fomentar conversas para debater o futuro do cooperativismo financeiro e gerar proximidade e integração do movimento cooperativo entre os países integrantes da CIBP.  

A edição deste ano teve como tema central ‘Bancos Cooperativos, atores de transições’, fornecendo aos participantes uma série de painéis que exploraram temas essenciais que moldam o cooperativismo financeiro, enfatizando a importância da regulação, relacionamento entre os membros, digitalização e sustentabilidade.  O evento contou com aproximadamente 250 pessoas, integrantes dos sistemas cooperativos membros da CIBP, além de autoridades, representantes de entidades internacionais e representantes de segmentos da sociedade. 

Para o Sicoob, a participação foi uma oportunidade única para fortalecer os laços entre os bancos populares e instituições financeiras cooperativas de diferentes nações e construir a base para o desenvolvimento sustentável, conectando o cooperativismo financeiro às tendências globais que influenciarão o cenário do mercado financeiro do futuro.