null Pesquisa pretende entender como está a inovação no cooperativismo

13/10/2023 09:36

Guilherme: meta é fornecer uma visão mais precisa das tendências atuais e das oportunidades de aprimoramento para auxiliar as cooperativas

O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) está trabalhando para identificar as principais tendências e desafios de inovação do cooperativismo brasileiro. Para isso, em parceria com a Checon Pesquisa, está desenvolvendo um estudo para coletar novos dados e atualizar a primeira pesquisa realizada com esse propósito, feita entre os anos de 2020 e 2021. Os resultados vão permitir a comparação das informações e a verificação de possíveis alterações entre o cenário anterior e o atual.

O novo estudo será lançado pelo Sistema OCB no World Coop Management (WCM), nos dias 16 e 17 de outubro em Belo Horizonte, e também no evento InovaCoop, no Rio Grande do Sul, no dia 20 de outubro.

Na primeira pesquisa, os números revelaram que 84% das cooperativas consideravam a inovação essencial para o desenvolvimento do movimento. “Isso demonstrou a ampla aceitação e a valorização do tema em todos os ramos do cooperativismo. Repetir a pesquisa vai demonstrar quais desafios estão sendo enfrentados e as oportunidades já desenvolvidas ou em processo de desenvolvimento”, afirma o gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa.

O novo estudo também permitirá entender quais aspectos podem ser aprimorados. Para Guilherme, a pesquisa anterior trouxe informações e dados estratégicos de grande valor. "Esses dados desempenharam um papel fundamental na formulação de estratégias alinhadas com a diretriz estabelecida por mais de 1,6 mil líderes durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019. O objetivo era promover e estimular a cultura da inovação entre as cooperativas", disse.

O gerente explica que o intuito agora é atualizar as informações para capturar novas mudanças que surgiram após eventos recentes, como o período pós-pandemia. "Nossa meta é fornecer uma visão mais precisa das tendências atuais e das oportunidades de aprimoramento, a fim de auxiliar as cooperativas e destacá-las no cenário de inovação", afirmou. “Os novos dados também podem colaborar para que uma comparação histórica aconteça entre os resultados da pesquisa anterior e os dados que serão coletados e analisados”, acrescentou.            

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, inovar é a melhor solução para que as cooperativas brasileiras prosperem em um mercado cada vez mais competitivo. "O cooperativismo brasileiro consegue enfrentar o futuro com criatividade e determinação, basta que a inovação seja a força motriz para esse sucesso", disse.

Fonte: Sistema OCB.