null Sicoob reúne mais de 900 líderes do cooperativismo financeiro brasileiro para a 5ª edição do "Pense Sicoob"

09/10/2023 12:25

Outubro de 2023 - Entre 5 e 6 de outubro, o Sicoob promoveu a 5ª edição do Pense Sicoob, um encontro que marcou um momento crucial para o cooperativismo financeiro no Brasil. Realizado no Complexo Brasil 21, em Brasília, o evento reuniu líderes das cooperativas singulares, centrais e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), juntamente com importantes parceiros, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo.

Com o tema "Construindo Juntos os Próximos Passos", o 5º Pense Sicoob teve início com as boas vindas do presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, e do diretor-presidente do CCS, Marco Aurélio Almada. Mike Carson, sócio da McKinsey & Company, eleita pelo ranking da Forbes por dois anos consecutivos como a melhor consultoria de gestão do mundo e que está assessorando a elaboração do Pacto Sistêmico de Estratégia do Sicoob (2024026),  conduziu apalestra sobre "Liderança Vencedora: por dentro da mente de grandes líderes".

Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do CCS, destacou a importância do Pense Sicoob como um evento que sela o compromisso coletivo para traçar os caminhos de como o Sicoob irá contribuir com o cooperativismo financeiro nos próximos anos. “O Pense Sicoob é o momento onde selamos  nossa estratégia nacional, que visa firmar o Sicoob como um importante parceiro da população brasileira e pilar significativo no mercado financeiro. Com o tema 'Construindo Juntos os Próximos Passos', enfatizamos a importância da cooperação e da construção compartilhada em nossa jornada estratégica. É o início de uma fase crucial em que traduzimos nossos desejos em ações tangíveis, assegurando a integração e alinhamento do Sistema com a nossa nova visão”, comenta o presidente.

No primeiro dia, um dos destaques foi o talk show "O papel do Líder como protagonista da estratégia: histórias, vivências e aprendizados", que contou com a ilustre participação do renomado professor da McGill University e PhD no MIT, Sir Henry Mintzberg. Reconhecido como um dos nomes mais notáveis do universo acadêmico, Mintzberg acumula mais de 180 artigos publicados e mais de 13 livros escritos. Ao lado dele estavam Christiane Pelajo, jornalista, comunicadora e palestrante, e Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Durante  a conversa, os participantes foram envolvidos por histórias cativantes e exploraram aprendizados fundamentais para aqueles que almejam liderar com destreza, impactando positivamente o curso estratégico da jornada de inovação do Sicoob.

 

No segundo dia, o talk show  intitulado 'Pacto Sistêmico de Estratégia: a construção do amanhã começa hoje' foi liderado pelo presidente do Conselho de Administração, Miguel Oliveira e pelo diretor presidente do CCS, Marco Aurelio Almada, contando com a participação dos demais diretores executivos do CCS, com a exposição das intenções estratégicas nacionais para todas as instituições e colaboradores integrantes do Sistema. Em seguida, foi realizada a apresentação que consolida o propósito do Sicoob de promover justiça financeira e prosperidade, feita por Miguel Oliveira. Logo após, foi anunciada a nova visão de futuro do Sistema para 2026, “Proporcionar a melhor experiência financeira aos cooperados”, por Marco Aurélio Almada.

“A 5ª edição do Pense Sicoob não apenas marca um capítulo significativo na história do Sicoob, mas também define o rumo para os próximos três anos. A união de líderes, colaboradores e parceiros durante esses dois dias intensivos reflete o compromisso coletivo em fortalecer o Sicoob e consolidar sua posição como referência no setor. E o Pacto Sistêmico de Estratégia é mais do que uma assinatura; é a materialização de um compromisso robusto, impulsionando-nos a construir uma instituição mais resiliente e adaptável. Com uma nova visão estratégica delineada, olhamos para o futuro com entusiasmo, confiantes de que, ao construirmos juntos os próximos passos, continuaremos a trilhar o caminho do sucesso e da excelência no cooperativismo financeiro, proporcionando a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, comenta Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do CCS.

Inerente aos princípios do cooperativismo financeiro está o valor da cooperação e união. Por essa razão, o segundo dia do evento marcou o momento em que o presidente do Conselho de Administração e o diretor-presidente do CCS, juntamente com conselheiros e presidentes representantes dos 14 sistemas regionais que compõem o Sicoob, subiram ao palco para a assinatura do termo que formaliza o compromisso de todos para a  execução e concretização das intenções estratégicas sistêmicas definidas pelas lideranças do Sistema e formalizadas no âmbito do Pacto Sistêmico de Estratégia 2024-2026. O Pense Sicoob foi encerrado com uma apresentação do Mestre Adamastor e sua bateria de escola de samba, que  contagiou a todos os  participantes do evento.