null Sicoob: Garantindo Segurança e Prevenção de Fraudes no Ambiente Financeiro

06/10/2023 16:55

O Sicoob tem investido continuamente em tecnologia com o propósito de desenvolver mecanismos que impeçam ações fraudulentas, enquanto enfatiza a importância da comunicação para instruir seus cooperados.

Com o intuito de reforçar a segurança dos cooperados, o Sicoob implementou novas ferramentas de proteção que apresentam funcionalidades inovadoras no mercado, visando mitigar golpes e fraudes digitais. Uma das iniciativas de maior destaque consiste na introdução de uma nova camada de segurança no aplicativo Sicoob. Além dos diversos mecanismos já presentes no aplicativo, essa camada de defesa cibernética emprega algoritmos que emitem alertas e resguardam os cooperados contra possíveis fraudes e golpes eletrônicos.

No aplicativo, essa camada identifica automaticamente quando o cooperado o acessa durante uma chamada telefônica recebida, seja de uma operadora ou do WhatsApp, e emite um alerta indicando a possível ocorrência de um golpe. Também foi desenvolvida uma medida de proteção que permite detectar quando o celular do cooperado está compartilhando a tela do aplicativo com um dispositivo remoto, que, nesse caso, é utilizado por fraudadores para monitorar as atividades do cooperado em seu dispositivo e, até mesmo, operá-lo remotamente. No caso do aplicativo Sicoob, esse novo mecanismo de proteção não compartilha a tela do aplicativo com os fraudadores, em vez disso, exibe uma tela escura (black screen), impedindo assim que os mesmos tenham acesso às informações financeiras e a capacidade de interagir remotamente com o aplicativo Sicoob.

Atualmente, exerço a função de Gerente de Risco e Conformidade, onde lido diretamente com casos de cooperados que foram vítimas de golpes e fraudes. Periodicamente, promovemos postagens nas redes sociais e enviamos mensagens aos cooperados e colaboradores para compartilhar informações sobre os tipos de golpes em circulação.

Também desempenho a função de Coordenadora do Comitê de Prevenção e Combate a Fraudes, cujo objetivo é disseminar o conhecimento sobre esse tema entre todos os colaboradores e cooperados, por meio de ações que visam prevenir possíveis golpes e fraudes.

É importante ressaltar que o Sicoob nunca solicita a atualização ou o cadastramento de módulos de segurança em computadores, celulares ou senhas, nem a instalação de softwares ou componentes em navegadores por telefone. Portanto, é fundamental não compartilhar essas informações com terceiros.

Ana Carolina Teixeira

Gerente de Risco e Conformidade do Sicoob Coopemata