Sicoob Coopemata comemora 25 anos - Nacional
null Sicoob Coopemata comemora 25 anos
- Capa do artigo:
-

- Conteúdo:
O Sicoob Coopemata completou 25 anos de uma história construída com superação, desafios e grandes conquistas. A cooperativa inaugurada dia 21 de agosto, em Cataguases, hoje possui 33 postos de atendimento em 21 cidades, cerca de 300 funcionários e 30 mil cooperados. Os três diretores na época, que iniciaram as atividades da cooperativa, César Augusto Mattos, Rogério Friaça e Camilo Cristóvão Vicente, buscavam construir uma alternativa sustentável e confiável ao sistema financeiro convencional. “Essa alternativa tinha que ser transparente e estar ao lado do empreendedor, entendendo as suas dores e as suas necessidades, ajudando a alavancar seus negócios e por consequência gerar mais empregos e renda para a cidade e região”, destacou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos.
A história da cooperativa teve início na Zona da Mata Mineira, por onde se espalhou, chegando a Juiz de Fora. Posteriormente, a atuação da cooperativa se direcionou para o Campo das Vertentes, Belo Horizonte e grande BH. Mais recentemente chegou ao Rio, capital e interior e São Paulo capital. De acordo com César Mattos, para a expansão da cooperativa foi crucial o apoio de pessoas, de empresários visionários, de funcionários abdicados e da Central Cecremge, que tiveram firme o propósito de ajudar decisivamente nessa construção.
“Crescer sempre foi nosso grande objetivo, mas nossa maior preocupação foi manter nossos valores cooperativistas e termos proximidade com o nosso cooperado, deixar claro nas nossas atitudes e ações, que não somos banco, que não queremos ser banco e que sim, temos um banco, o nosso Banco Sicoob. É fundamental que o cooperado saiba e sinta que a cooperativa é dele e que, por isso, somos todos responsáveis pelo seu sucesso e crescimento”, ressaltou o presidente do Conselho.
Os diferenciais cooperativistas foi um dos grandes impulsionadores do Sicoob Coopemata, com destaque para o sétimo princípio, Interesse pela Comunidade. O Sicoob Coopemata leva muito a sério esse princípio e de uma semente plantada há oito anos, no Dia C, Dia de Cooperar, criou o Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC), que oferece 10 modalidades diferentes de artes a mais de 400 alunos, entre crianças, jovens e adultos. Já estão sendo formadas novas parcerias entre a cooperativa e outras instituições nas cidades onde atua para estender braços do Centro Cultural em todos os municípios onde tem ponto de atendimento.
É relevante mencionar o feito do Sicoob Coopemata em 2020, quando em plena pandemia de COVID, saiu de 538 milhões de ativos em dezembro de 2019 e fechou seu balanço em 31 de dezembro de 2020 com um bilhão e seis milhões de ativos totais. Um case de sucesso e, ao mesmo tempo, uma demonstração clara de confiança do nosso cooperado, depositando suas reservas e investimentos na sua cooperativa, num momento de grandes incertezas. Agora, apenas três anos depois desse grande feito, o Sicoob Coopemata se aproxima dos dois bilhões de ativos totais, dobrando de tamanho mais uma vez. “Pretendemos alcançar esse número ainda neste ano e nos tornarmos uma das maiores empresas da nossa cidade e região e uma das grandes cooperativas do nosso Sicoob”, afirmou César Mattos.
- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):