null Planejamento financeiro para viagens: como viajar sem comprometer suas finanças

30/08/2023 23:30

 

Você tem vontade de viajar, mas não consegue encontrar o espaço para esse investimento nas suas finanças? Então veja 5 dicas que te ajudarão a tirar esse plano do papel, independente do tamanho do seu sonho.

Para a maioria das pessoas, viajar é um dos maiores prazeres da vida. Ainda melhor é poder viajar sem precisar contar todas as moedinhas durante o passeio ou se preocupar com a conta bancária ao voltar para casa.

Porém, sabemos que fazer uma viagem pode ser um investimento alto, e assim como qualquer investimento, é importante se preparar para evitar sustos e dores de cabeça desnecessárias. Por isso, te daremos 5 dicas que te ajudarão a viajar mais e com maior tranquilidade, sem comprometer suas finanças.

Antes de começar, se você se sente inseguro com a administração das suas finanças, clique aqui e veja os primeiros passos para conquistar sua liberdade financeira.

1.      Comece a economizar

Tenha em mente que qualquer viagem, independente da duração e do destino, requer gastos com o transporte, a hospedagem, alimentação e passeios. Algumas podem ainda requerer gastos especiais com documentação, vacina, seguros, entre muitos outros gastos. Portanto, tente se preparar com antecedência para essas despesas.

- Escolha sua viagem com o orçamento de que você dispõe. Analise seus ganhos e o quanto pode dispor desse valor, para economizar antes de o dia da viagem chegar. Fazer essa conta com consciência te permitirá escolher um destino e um estilo de viagem mais realista, que cabe no seu bolso. Você não precisa deixar de viajar só porque não pode fazer uma grande viagem!

- Se possível, tente viajar fora de temporada, período em que os gastos locais e de transporte, principalmente, ficam mais em conta.

- Se você usa muito o cartão de crédito, procure saber se a sua operadora conta com programas de fidelidade. Com ele, você pode acumular pontos e trocar por milhas ou outros descontos.

2.      Analise os custos da viagem

Coloque no papel todos os gastos que você imagina que irá precisar, partindo dos mais básicos: passagem, hospedagem e alimentação.

- Escolha se você pretende fazer uma viagem mais luxuosa ou mais simples. Dependendo do caráter da viagem, você pode adaptar o destino, por exemplo. Se você não abre mão do conforto, pode reservar hotéis mais luxuosos em destinos mais simples, por exemplo.

- Pense no seu objetivo: você pretende fazer uma viagem para relaxar, para explorar um novo destino, para fazer compras...? Conhecer bem sua expectativa, além de ajudar a escolher um destino adequado, te deixará mais preparado para aproveitar as férias com responsabilidade.

3.      Faça um roteiro de atividades

Simule o valor das passagens de ida e volta, as diárias da hospedagem, pesquise o valor dos ingressos para as atrações pagas que deseja visitar e os lugares em que deseja se alimentar. Aproveite a facilidade da internet para se programar: existem apps que te ajudarão nesse controle financeiro. Também vale consultar blogs e páginas sobre viagem para conferir dicas dos melhores lugares para visitar e as melhores maneiras de economizar.

Estar preparado para estes gastos te dará mais liberdade para aproveitar a viagem.

4.      Fique atento aos gastos extras

Apesar de todo o planejamento, viagens sempre acabam por exigir alguns gastos extras. Isso não significa que você não pode se programar para eles também. Imprevistos acontecem, mas podemos nos preparar para eles!

Se você conseguir viajar com alguns gastos pagos, como transporte e alimentação, isso te dá mais liberdade para se programar para gastos inesperados.

Separe um valor diário para o gasto com a alimentação, com passeios inesperados e outras necessidades e desejos que possam aparecer, afinal, você está de férias! Também tenha uma reserva para quaisquer emergências que possam surgir. Tente guardar este valor, ou uma parte dele, nos meses que antecedem a viagem.

Fique atento ao cartão de crédito! Antes da viagem, estabeleça um valor máximo para gastar, que não irá impactar negativamente nas suas finanças. Procure manter um gasto responsável dessa reserva e utilize o cartão de crédito apenas quando extremamente necessário.

Se você está viajando com crianças, este é um bom momento para ensiná-los sobre responsabilidade financeira. Dê a eles uma quantia para gastar como quiserem, com doces e brinquedos, por exemplo. Confira aqui mais algumas dicas que podem te ajudar nessa missão de ensinar os pequenos a administrarem o dinheiro com responsabilidade.

5.      Coloque tudo no papel

Ao fim da viagem, quando já estiver em casa, reveja seus gastos e procure avaliar o que deu certo e o que poderia ter sido melhor organizado. O planejamento funcionou, ou não foi suficiente? Aconteceu algum imprevisto que não pode ser solucionado pela reserva que havia preparado?

Procure avaliar também o que gostou e não gostou do lugar que visitou. Conhecer o seu estilo de viagem te ajudará a fazer escolhas mais acertadas na próxima vez.

Colocar essas questões no papel e analisar o que deu certo e o que não deu te ajudará a melhorar seu planejamento para as próximas viagens.

Se você precisar de mais um empurrãozinho na hora de planejar sua viagem, venha conversar conosco! A Conta Poupança da Sicoob irá te ajudar a chegar mais perto da realização do seu sonho.