VIVA COM VALOR - CONCEITOS BÁSICOS PARA QUEM QUER INVESTIR - Nacional
null VIVA COM VALOR - CONCEITOS BÁSICOS PARA QUEM QUER INVESTIR
- Capa do artigo:
-

- Conteúdo:
Se você está interessado no assunto já notou que o mercado tem uma linguagem própria e que é preciso conhecer os principais conceitos para transitar com segurança neste ambiente.
Alguns conceitos devem estar na ponta da língua:
Liquidez
Representa o nível de facilidade (ou de dificuldade) de resgatar ou de transferir um investimento. Aplicações com baixa liquidez são negociadas por menos investidores ou em prazos mais espaçados e, consequentemente, são consideradas muitas vezes menos atrativas. Como exemplo, podemos apontar o caso de debêntures (títulos de renda fixa emitidos por empresas utilizadas como mecanismo para levantar recursos) ou outras opções mais sofisticadas de renda fixa. Já os investimentos de alta liquidez possuem um volume elevado de operações, como é o caso das ações da Vale ou da Petrobras.
Risco
Como o próprio nome indica nos investimentos, risco não é diferente do conceito de risco em geral. Significa a possibilidade de alguma coisa sair diferente do esperado ou em desacordo com os interesses envolvidos. Na prática, é a possibilidade de que algo tenha impacto sobre os resultado das aplicações financeiras.- Os principais riscos para um investimento financeiro são: Risco de Mercado: decorre das oscilações nos preços dos títulos que compõem a carteira, uma vez que estes ativos sã contabilizados por seu valor de mercado, quanto maior a oscilação nos preços, maior a oscilação no valor das cotas e mais difícil estimar o valor de resgate ou de venda das cotas.
- Risco de Crédito: se refere à incerteza sobre a liquidação do título na data de vencimento. Quando o fundo adquire um título, está emprestando dinheiro a alguém e correndo o risco daí decorrente de que o tomador dos recursos não honre a obrigação, ou não pague os juros combinados.
- Risco de Liquidez: consiste na eventual dificuldade que o administrador possa encontrar para vender os ativos que compõem a carteira do fundo, ficando impossibilitado de atender aos pedidos de resgate do investimento.
Retorno
É quanto o investidor ganha com uma aplicação financeira. Quando é expresso na forma de um percentual, é chamado de rentabilidade. Assim, uma rentabilidade de 10% ao ano é o mesmo que um retorno equivalente a 10% do valor inicialmente aplicado, obtido ao longo de um ano.
Diversificação
Trata-se de uma estratégia de investimento praticada no mercado que consiste em dividir os recursos entre diferentes produtos, com objetivo de reduzir os riscos. Isto porque tipos diferentes de investimentos costumam oscilar de forma distinta, na medida em que acontecimentos que beneficiam um setor da economia, podem ser ruins para outro.- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):