null VIVA COM VALOR - INVESTIR ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS

Capa do artigo:
Viva com Valor - Sicoob Credibom
Conteúdo:

Hoje, ser um investidor já é sonho de milhares de pessoas, não só pelo status que remete à prosperidade, mas, principalmente como uma forma de buscar uma vida financeira equilibrada e uma relação saudável com o dinheiro, possibilitando a realização de sonhos e planos.

Esta condição não está muito distante das pessoas, mas é preciso que se entenda que existem muitas formas de investir – das mais acessíveis às mais sofisticadas. É preciso conhecê-las, escolher a sua própria e dar os primeiros passos para quem sonha em ter uma vida confortável para si e sua família.

Para quem quer investir, o primeiro passo é identificar quais são os seus objetivos, para poder optar pela melhor modalidade, renda fixa ou variável e melhores produtos. É importante também conhecer o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado, para mensurar sua tolerância a riscos.

Seguem algumas dicas para quem quer começar a investir

  • Faça seu planejamento financeiro: consiste no mapeamento das suas finanças, ou seja, entradas e saídas do seu orçamento. Identifique os gastos supérfluos e as oportunidade de economia para ter mais dinheiro para investir.
  • Analise quanto de sua renda é possível investir: O ideal é aplicar em torno de 20% do seu rendimento, utilizando a regra 50% destinado a seu custo de vida e gastos essenciais, 30% a seu estilo de vida como roupas, lazer e divertimento e 20% destinado a poupança ou investimentos.
  • Estude os tipos de investimentos:  Renda Fixa, no qual o percentual de rendimento é pré-fixado, portanto já se sabe quanto será resgatado ao final do período, sendo uma operação que conta com a garantia do fundo garantidor de crédito – FGC.  Exemplo: poupança, Tesouro Direto Selic, CDB, RDB, LCA, LCI e fundos pré-fixados. Renda Variável tem seu rendimento variável conforme o índice escolhido, podendo ser inclusive negativo. Não há garantia do FGC ou qualquer outro órgão de retorno do valor aplicado.  Como exemplo temos as ações na Bolsa de Valores, os títulos pós-fixados do Tesouro direto, como Tesouro IPCA, os FIIS que são os fundos imobiliários, criptomoedas, venture capital, privaty equity dentre outros. 
  • Comece com investimentos de baixo risco: O caminho mais adequado é iniciar pela renda fixa para só depois passar para a renda variável, pois esta exige mais conhecimento e maior disposição para correr riscos.
  • Estabeleça metas: Defina se seu sonho é de curto prazo, ou seja, até um ano, podendo ser uma reserva emergencial ou mesmo trocar o celular, por exemplo. A médio prazo é considerado os próximos 5 anos, podendo ser aquela viagem dos sonhos. E os projetos de longo prazo, implicam aquisições de maior valor, como a compra da casa própria.
  • Considere as taxas administrativas: É imprescindível estabelecer o prazo que se pretende deixar o valor investido e conhecer os tipos de custos envolvidos para cada produto. A taxa é administração é o valor cobrado sobre o valor total do fundo e varia de instituição para instituição, assim como de produto para produto.
  • Diversifique os investimentos: Manter uma carteira diversificada é uma ótima maneira de se  proteger da volatilidade do mercado. Portanto, aplicar o dinheiro em vários tipos de investimento ajuda na obtenção de bons rendimentos com mais segurança e com a geração de um fluxo de caixa na sua carteira, através das entradas das remunerações das aplicações.
  • Tenha disciplina e persistência: Mantenha o foco nos seus objetivos, tenha paciência e continue a investir, lembrando que os investimentos em renda fixa, não dão retorno rapidamente. E no caso da bolsa de valores, é importante controlar os ânimos porque os ativos estão sujeitos às oscilações diárias.
Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):