null Cooperativas de crédito do Noroeste de Minas visitam a Sicoob Credip em missão técnica

14/08/2023 12:37

Comitiva mineira veio conhecer a experiência do cooperativismo de crédito rondoniense. Durante a visita, foram compartilhadas histórias inspiradoras, números expressivos e exemplos de gestão eficiente.

Representantes de cinco cooperativas Sicoob da Região Noroeste de Minas Gerais vieram a Rondônia em uma missão técnica para conhecer de perto a experiência do cooperativismo de crédito no estado. A Sicoob Credip, referência no segmento, esteve entre as cooperativas visitadas pela comitiva. A iniciativa foi organizada pelo Sebrae/RO e Sebrae/MG.

Composto por 27 pessoas, o grupo teve a oportunidade de conhecer não apenas a estrutura e as práticas da Sicoob Credip, mas também de entender a essência de como o cooperativismo tem impulsionado o desenvolvimento econômico e social na região. Durante a visita, foram compartilhadas histórias inspiradoras, números expressivos e exemplos de gestão eficiente.

Uma parte da missão técnica do grupo foi conhecer uma das empresas de sucesso em Rondônia, a Cairu. A indústria de bicicletas sediada em Pimenta Bueno (RO), começou como uma oficina de bicicletas e hoje é líder no segmento, servindo de exemplo de crescimento e inovação.

Além disso, a comitiva também esteve na propriedade do Café Don Bento, em Cacoal (RO), onde os cafeicultores apresentaram as práticas de produção de café de alta qualidade e também destacaram o papel fundamental da Sicoob Credip no impulsionamento de suas atividades.

A diversidade cultural também fez parte da experiência, com a visita à aldeia La Petanha, em Cacoal. Os visitantes puderam conhecer um pouco da história e da cultura dos povos Paiter Suruí, enriquecendo ainda mais a vivência proporcionada pela missão.

“A missão superou nossas expectativas, proporcionando uma rica troca de experiências e tenho certeza de que renderá muitos frutos para as cooperativas mineiras”, acredita Liliane Cougo, do Sebrae Rondônia. 

Para Divino Boaventura Araújo, presidente do Conselho de Administração da Credivaz, essa jornada trouxe surpresas e aprendizados significativos. "Ficamos admirados com a adesão ao cooperativismo na região e a forma como as pessoas abraçam essa causa com tanto amor e dedicação. Com base nas experiências que vivenciamos aqui, nosso objetivo é estabelecer parcerias semelhantes com associações rurais em Minas Gerais, demonstrando como as cooperativas podem impulsionar a riqueza local e promover o desenvolvimento sustentável”, disse Divino.

Joice Araújo de Lima, diretora de Risco e Controles da Sicoob Credichapada, se disse encantada com tudo o que viu. “Levamos dessa missão a importância da parceria entre os pequenos produtores e a inspiração de como Rondônia atende de forma eficiente tanto os pequenos quanto os grandes produtores. Estamos animados para implementar muitas das ideias que adquirimos aqui em Minas Gerais”, frisou a diretora.

O presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, disse que a visita representou uma oportunidade de fortalecer a intercooperação. “Ficamos muito felizes em receber outras cooperativas e poder compartilhar conhecimentos e ações que temos desenvolvido na região. Acredito que essa troca de informações é fundamental para que possamos fortalecer ainda mais o movimento cooperativismo, destacou Oberdan."

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, são mais de 110 mil cooperados, 46 pontos de atendimento físicos, 1 digital e um crescimento acima da média.