null Novo projeto que tem apoio do Sicoob Fluminense: Caminhos do Brasil

06/07/2023 16:59

Através do Sicoob Fluminense, e encerrando a semana do cooperativismo, Campos dos Goytacazes (RJ) foi a primeira cidade do país a receber a caravana do projeto Caminhos do Brasil. O lançamento foi na noite de sábado, primeiro de julho, no hotel Ramada, e contou com uma série de atividades, como receptivo cultural, apresentação de rodas de conversa, distribuição de livros e exibição de vídeo.

O Caminhos do Brasil é um projeto cultural promovido e realizado pela Graviola Produções, e que tem como objetivo principal compartilhar e democratizar a ideia e a atitude de cooperação entre as pessoas.

Enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o projeto, além do apoio institucional do Sicoob Fluminense, conta com o apoio do Instituto Sicoob e da Jambo Rosa Produções Artísticas, e tem o patrocínio do Sicoob.

No evento, do qual participaram representantes de diversas entidades ligadas ao setor de responsabilidade social, o Sicoob Fluminense foi representado pelo Diretor-Presidente, Neilton Ribeiro da Silva, acompanhado da Presidente do Conselho de Administração, Vera Lúcia Almeida, e da Supervisora de Relações Sociais e Institucionais, Maria Clara de Oliveira, além de voluntários da cooperativa.

Entre as atividades, bate-papo com o presidente da ONG Nação Basquete de Rua, LeBron Victor, com o designer Matheus Crespo e Maria da Conceição,  da área de pós-graduação em  pedagogia da cooperação  e metodologias corporativas, além de apresentação do jogador de basquete WG, do projeto Cultura na Cesta, abrangendo educação e esporte.

O projeto Caminhos do Brasil trabalha com um curta metragem “Graviola – O Encontro”, que conta a história de uma empreendedora que não quer desistir do seu sonho de espalhar cultura pelo país através de seus projetos. Frente a muitas adversidades, ela conhece o cooperativismo e vê o seu negócio ser transformado positivamente pelo potencial da cooperação.

Um outro instrumento utilizado é o livro “Te encontro em qual conto?”, escrito por Ângela Carneiro a partir de relatos de brasileiros de várias regiões, e distribuído ao final do evento.

A ideia é a de levar o projeto em caravana por 32 municípios, até o dia nove de dezembro, com debates abordando temas como arte, cultura, relações sociais, desenvolvimento, sustentabilidade e cooperação.