null MovimentArte é lançado no Trianon com apoio do Sicoob Fluminense

23/06/2023 14:29

Lançado oficialmente na noite de quarta-feira, 21 de junho, no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes, o projeto MovimentArte promete ser a mais nova ponte entre crianças e adolescentes oriundos das escolas públicas para a formação profissional em vários segmentos da arte e cultura.

O MovimentArte – desenvolvido pela Organização Não Governamental Nação Basquete de Rua, de Campos dos Goytacazes, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem apoio institucional do Sicoob Fluminense e patrocínio máster do Sicoob.

Trata-se, de acordo com Lebron Victor, presidente da ONG, de um projeto educativo-cultural elaborado para garantir o acesso de adolescentes e jovens da rede pública de ensino à arte, através da oferta de oportunidades de participação em atividades culturais regulares e continuadas, como oficinas, curso em elaboração, produção e gestão de projetos culturais, além de ações de monitorias teóricas e práticas, objetivando a formação de agentes socioculturais, como artistas e produtores, multiplicadores de boas práticas, que auxiliarão no desenvolvimento artístico e social de suas comunidades.

O projeto propõe ainda fomentar valores de empreendedorismo dentro dos ramos da economia criativa, orientando os atendidos a pensar e realizar eventos culturais comunitários, cujo orçamento para as produções será disponibilizado através de premiação tipo bolsa-estágio, permitindo que os beneficiados possam pôr em prática o conteúdo aprendido durante as rotinas do projeto.


Lançamento

O evento de apresentação oficial do projeto contou com a presença de estudantes de escolas públicas, professores, diretores e representantes de instituições de ensino, como a UENF e o IFF, além da prefeitura de Campos dos Goytacazes. O Sicoob Fluminense foi representado pelo Diretor-Presidente, Neilton Ribeiro da Silva, acompanhado da Presidente do Conselho de Administração, Vera Lúcia Almeida, da Diretora de Riscos Controle, Sheila Barbosa Azevedo, e da Supervisora de Relações Sociais e Institucionais, Maria Clara de Oliveira, além de diversos voluntários da cooperativa.

Durante o lançamento, houve a apresentação de vídeo sobre a ONG NBR; de uma cena teatral por estudantes do colégio Thiers Cardoso, falando sobre o bullying escolar; exposição de grafite; apresentação do jogador de basquete WG, da Cultura na Cesta,

que falou para os alunos sobre a importância de se pensar no futuro, a partir de suas experiências; e apresentação de street dance.

Lebron Victor, presidente da ONG, que se mostrou bastante otimista em relação ao desenvolvimento do projeto, enfatizando que há efetivamente uma demanda considerável para que seja levada a cultura às periferias, disse que a noite de quarta-feira reuniu pessoas que estavam celebrando a cultura, com os olhos voltados para o futuro. Ele destacou também a “grande parceria com o Sicoob Fluminense, já que temos no Diretor Neilton Ribeiro da Silva um entusiasta da causa social.”

Por sua vez, Neilton Silva afirmou que “é na verdade uma grande satisfação ver que uma instituição cooperativa financeira de crédito apoia a comunidade, especialmente aquele segmento que necessita de incentivos. O nosso apoio ao MovimentArte é mais um ponto que o Sicoob Fluminense alcança para o desenvolvimento do nosso município.”



O Sicoob Fluminense já tem a NBR como parceira em outras atividades, e o apoio ao MovimentArte faz parte do rol de ações da cooperativa incluídas no setor de responsabilidade social, que na atualidade possui um grande rol de atividades.

Participação

Segundo os organizadores do projeto, mais de 280 adolescentes se inscreveram para as aulas gratuitas de bate latas, a partir da utilização de material reciclável, grafite, dança de rua, teatro, iniciação em gestão cultural e estágio em produção de eventos. Todas as cerca de 80 vagas foram destinadas a estudantes de 13 a 17 anos da rede pública de ensino de Campos dos Goytacazes, cadastrados no cadastro único para programas sociais.



São alunos do colégio estadual José Francisco Sales, do Thiers Cardoso, do Constantino Fernandes, do Nilo Peçanha e do Benta Pereira. Nos próximos dias, pelo calendário do projeto, os estudantes pré-selecionados vão passar por audições através das quais os integrantes do MovimentArte vão formar a lista final dos contemplados, sendo que o início das aulas vai ocorrer efetivamente no dia três de julho.

A ONG NBR, realizadora do MovimentArte, é fruto de um grupo social criado em 2006, nas quadras do Instituto Federal Fluminense (IFF), por praticantes do basquete de rua e outras vertentes da cultura hip hop. A organização já desenvolveu eventos voltados à inclusão social por meio da cultura e do esporte, não só em Campos, como também em municípios vizinhos, mesclando diversas ferramentas à educação.