Sicoob Alto Vale envolve 2,8 mil pessoas na Enef - Nacional
null Sicoob Alto Vale envolve 2,8 mil pessoas na Enef
Ação realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar, no município de Imbuia
“Não é o tamanho do bolso ou o quanto você tem nele que vai ditar o sucesso na vida financeira, é o tamanho da sua mentalidade”, destacou o educador financeiro, Alexandre Poffo, durante sua passagem pelo Alto Vale na Semana Nacional da Educação Financeira (Enef).
O tema Educação Financeira faz parte de uma iniciativa nacional que foi realizada em 23 municípios do Alto Vale, com a participação de aproximadamente 2.800 pessoas, em ações diretas sobre informação e conscientização sobre o controle de finanças e orçamento doméstico. A 10ª edição da Enef ocorreu de 15 a 21 de maio e foi desenvolvida na região pela equipe do Sicoob Alto Vale. Por meio de funcionários e parceiros da cooperativa, informação e dicas sobre educação financeira chegaram para crianças, jovens privados de liberdade, profissionais de empresas e adultos de maneira geral.
“A abordagem é diferente para cada grupo que nós conversamos. Com a Coleção Financinhas, do Instituto Sicoob, nós conseguimos falar sobre o tema Educação Financeira com crianças a partir de contação de histórias com personagens e imaginação. Em algumas ações focamos em conteúdo prático para controle de finanças pessoais e orçamento doméstico. O foco é conscientizar que a educação financeira precisa estar presente no cotidiano de cada um”, explicou a analista Social do Sicoob Alto Vale, Taíse Duarte.
As ações de educação financeira envolveram praticamente todos os 280 funcionários da cooperativa que, além das ações diretas, participaram de entrevistas nos meios de comunicação da região que ajudaram a propagar a importância do planejamento financeiro. Através dessa parceria com a mídia local estima-se que 100 mil pessoas possam ter sido impactadas por conteúdos sobre educação financeira.
O Espaço de Recreação Infantil Estrela Guia, de Taió, foi uma das entidades que participaram das ações da Semana Enef no Alto Vale. A professora Joise Daiane Lorenzetti, ressaltou que o tema educação financeira ajuda as crianças a saber poupar e a economizar desde pequenos. “Como isso não é ensinado nas escolas, poder abordar aqui, num espaço recreativo, com esse olhar lúdico para nossas crianças, é muito importante para todos nós”, afirmou.
Ações como as realizadas em municípios do Alto Vale, como Mirim Doce e Dona Emma, também aconteceram em 1.089 cidades, em 2021. O impacto da Semana Enef, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, segundo dados da entidade, alcançou 803 mil pessoas em ações específicas e cerca de 102 milhões por alcance em massa há dois anos. Os números da edição 2023 ainda serão contabilizados pelo Fórum.
Fonte: Sicoob Alto Vale – Assessoria de Comunicação.