Lançamento do 3º Prêmio ACI-Ocesc terá bate-papo com jornalistas da Revista Piauí e TV Record - Nacional
null Lançamento do 3º Prêmio ACI-Ocesc terá bate-papo com jornalistas da Revista Piauí e TV Record
Total de prêmios aos vencedores, que receberão troféus impressos em 3D, será de R$ 90 mil
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lança no dia 6 de junho a terceira edição do Prêmio ACI-Ocesc de Jornalismo, uma parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O evento, na sede da ACI, em Florianópolis, terá a participação especial dos jornalistas Thais Bilenky (Piauí) e Edu Ribeiro (TV Record), que vão debater com o público o papel da reportagem em tempos de inteligência artificial.
A terceira edição trouxe algumas novidades. Além das categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Jornalismo Universitário e Cooperativismo, foi instituída a categoria Webjornalismo/Reportagem Multimídia, em substituição à categoria Jornalismo Visual, que recebeu poucas inscrições nas duas primeiras edições. No total, serão pagos R$ 90 mil aos vencedores, além do troféu impresso em 3D.
Para a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, a terceira edição mostra que o prêmio já é uma das principais referências no Sul do País, fruto de uma parceria sólida com a Ocesc. “A reportagem é a espinha dorsal do jornalismo. Sem uma boa apuração, não existe bom jornalismo. Acredito que o sucesso desta iniciativa é justamente porque o prêmio reconhece o trabalho dessas pessoas que estão na linha de frente, questionando, apurando, confrontando, checando. A tecnologia, a inteligência artificial, tudo isso são meras ferramentas, que podem ser muito úteis, mas jamais vão substituir as pessoas”, disse.
Sobre os convidados
Thais Bilenky é jornalista, repórter na revista Piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina. Na Folha de São Paulo, foi correspondente em Nova York e repórter de política em São Paulo e Brasília.
Edu Ribeiro é âncora do Fala Brasil. Também apresentou o Domingo Espetacular nos últimos três anos e meio. Antes disso, foi repórter especial do Jornal da Record e participou de todas as grandes coberturas do canal nos últimos 16 anos.
Fonte: Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista.