Sicoob Credicapital reúne 300 mulheres para falar sobre finanças - Nacional
null Sicoob Credicapital reúne 300 mulheres para falar sobre finanças

Intrinsecamente, as mulheres estão envolvidas nas finanças, sejam da família, do negócio ou de ambos. Uma pesquisa realizada pela Serasa e divulgada em março deste ano, mostrou que 88% das brasileiras têm participação nas finanças das famílias. E fato que não foge aos dados, é o envolvimento ativo das cooperadas do Sicoob Credicapital quando esse é o tema.
Na última semana, a Diretora de Mercado, Eliane Jaqueline Metzner visitou a Regional Centro-Oeste para um bate-papo exclusivo com as cooperadas, que compartilharam experiências, aprimoraram o conhecimento sobre o assunto e tiraram dúvidas. Foram 10 palestras realizadas, sendo uma em cada cidade: Santa Tereza, Céu Azul, Corbélia, Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu e Catanduvas. Além disso, no início de abril, a palestra foi realizada com cooperadas de Cascavel, totalizando 300 mulheres reunidas.
Na programação do encontro, os principais tópicos discutidos foram a importância do planejamento financeiro, estratégias para poupar e investir, como o dinheiro atua na realização de sonhos quando bem aplicado e a importância de uma reserva de emergência. “Quando a gente consegue ter uma visão mais ampla do nosso planejamento financeiro, das nossas ações, da forma gerar, gerir e multiplicar os recursos que a gente tem, a vida se torna muito melhor. Esse evento só com mulheres é muito gratificante. Ouvimos histórias de empreendedoras, elas trocam muitas informações entre si, agregam conteúdo no dia a dia e contribuem com o desenvolvimento próprio e da cidade”, afirma Metzner.
Cooperada de Três Barras do Paraná, Neusa Ferreira de Oliveira, produz suínos, trigo e soja em conjunto com o marido. “Aprendi muitas coisas que podemos aplicar na produção, como investimentos. Recentemente investimos em comedouros automáticos para os suínos, para termos mais tempo para produzir a soja e o trigo. Como somos apenas eu e meu marido, temos tudo escrito no caderno, para termos uma visão de onde investir, o que está sobrando, o que precisa de complemento”, detalha.
Para a cooperada de Boa Vista da Aparecida, Clemair Perbone, ex-produtora de morangos, a parte mais proveitosa do bate-papo foi sobre a importância do investir bem. “Tudo o que você faz com segurança, tem um bom retorno depois. Então, você trabalhando, economizando, controlando, é possível sim realizar sonhos e viver com tranquilidade. A palestra é muito boa e tudo é aprendizado para o dia a dia”.