Dicas valiosas para declaração do Imposto de Renda - Nacional
null Dicas valiosas para declaração do Imposto de Renda

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda já está aberto. Para evitar problemas ou acabar se esquecendo de enviar a sua declaração, vale a pena se organizar com antecedência, separando todos os documentos necessários.
Neste post, listamos algumas dicas valiosas de organização para você não perder o prazo de entrega do IRPF 2023 com a Receita Federal. Confira!
Preste atenção no prazo para declarar o IRPF 2023
A dica mais importante é prestar atenção no calendário. A data limite para o envio da declaração de IRPF 2023 é o dia 31 de maio. Todas as pessoas que são obrigadas a enviar, mas não o fizerem, estão sujeitas a multas e terão problemas com a Receita Federal.
Não deixe para fazer a sua declaração de IRPF na última hora. Ao preencher o formulário com antecedência, você tem mais tempo para corrigir eventuais erros. Além disso, nos últimos dias do prazo, o sistema costuma ficar mais instável e lento.
Outra vantagem de entregar a declaração o mais rápido possível é receber a restituição (se você tiver direito) logo nos primeiros lotes.
Separe todos os documentos necessários
É crucial ter todos os documentos em mãos para fazer a sua declaração de IRPF 2023. Organize os papéis de modo a ter acesso aos dados informados neles facilmente.
Os documentos mais importantes para preencher o formulário da Receita são:
-
documentos pessoais (CPF, RG, título de eleitor etc.);
-
comprovante de rendimentos do(s) seu(s) banco(s);
-
comprovante de rendimento proveniente de corretora (caso você tenha investimentos no Brasil ou no exterior);
-
informes dos rendimentos do empregador (em caso de vínculo empregatício);
-
comprovantes de despesas que podem ser abatidas (escolares, médicas, entre outras);
-
informações do(s) seu(s) dependente(s);
-
comprovantes de bens (imóveis, carros, motos, entre outros).
Recupere a declaração do Imposto de Renda do ano anterior
A Receita Federal exige que os contribuintes guardem os recibos de entrega da declaração do IRPF por pelo menos 5 anos. Guardar esses arquivos pode facilitar o preenchimento da sua declaração de 2023, pois o programa da Receita Federal permite a importação de dados do ano anterior.
Você pode fazer um backup da sua declaração de IRPF de duas formas:
-
salvando uma cópia em .pdf — para ter os dados transmitidos e o recibo de entrega da declaração do ano anterior em mãos;
-
recuperando os arquivos de preenchimento do programa da Receita do ano passado — esse processo agiliza a inclusão dos dados deste ano.
Solicite o extrato do INSS para informar os benefícios recebidos em 2022
Se você tiver recebido algum benefício pelo INSS em 2022, acesse o portal da Previdência Social e faça o download do seu extrato. Se preferir, agende um horário em uma agência do órgão para pegar o documento.
Esse extrato contém informações indispensáveis para o preenchimento da declaração do IRPF 2023. Ao não incluí-las, você corre o risco de cair na malha fina.
Agora que você já tem mais informações sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, fica mais fácil entregar o documento sem cometer erros. Ainda assim, se você reparar que algum campo foi preenchido de forma equivocada, faça a retificação da declaração, respeitando o prazo estabelecido pela Receita Federal.
Gostou das nossas dicas? Conte sempre com o Sicoob Creditábil para facilitar a sua vida financeira!