Qual é a diferença entre empréstimo pessoal e consignado? - Nacional
null Qual é a diferença entre empréstimo pessoal e consignado?

A solicitação de um empréstimo pode ser a solução para emergências ou uma forma de tirar seus sonhos do papel. Seja para resolver um imprevisto, seja para a realização de um projeto, é importante saber a diferença entre empréstimo pessoal e consignado para tomar a melhor decisão.
Ambas as modalidades são empréstimos de natureza pessoal, ou seja, são concedidos a uma pessoa por determinada instituição financeira, mas as operações têm suas particularidades.
Entender as características do crédito pessoal e do crédito consignado ajudará você a escolher a melhor opção com base no seu perfil e no seu objetivo. Continue a leitura para saber mais sobre as duas linhas de crédito!
Empréstimo pessoal
A principal característica do empréstimo pessoal é a liberdade que o contratante tem. Diferentemente de outras modalidades de crédito, o cliente pode usar o dinheiro como desejar, sem ter que justificar os gastos — que podem ser com viagens, investimentos, para a quitação de dívidas etc.
Outro ponto importante é que, para ter acesso ao crédito pessoal, não é necessário deixar nada como garantia. Além disso, essa linha de crédito é de fácil contratação, podendo ser solicitada pela Internet. Ao fazer a contratação online, o cliente consegue selecionar o prazo, o valor das parcelas e ter acesso ao montante acertado em contrato na hora.
Vale ressaltar que, para conceder o crédito pessoal, a instituição financeira analisa o perfil do contratante para assegurar que algumas condições sejam cumpridas, como a ausência de inscrição em órgãos de controle de crédito e renda o suficiente para honrar as parcelas mensais.
Empréstimo consignado
A característica mais marcante do empréstimo consignado é que o valor das parcelas é abatido diretamente da folha de pagamento do contratante (salário de funcionário de empresa, vencimento de servidor público ou benefício previdenciário).
Essa modalidade de crédito é muito comum entre pensionistas e funcionários públicos, que têm estabilidade quanto aos recebimentos mensais, mas também é usada por quem trabalha em empresas privadas que têm convênio de consignado.
Essa linha de crédito não exige que o cliente tenha um avalista (pessoa que se responsabiliza pela dívida caso o contratante do empréstimo não pague as prestações), mas fica limitada a 30% da renda mensal do contratante.
Uma das vantagens do crédito consignado é a taxa de juros mais baixa em relação a outras linhas de crédito. Além disso, o prazo para pagamento do montante é mais longo — de até 72 meses, ou seja, seis anos.
A cobrança automática das parcelas do empréstimo faz com que a operação seja mais segura para as instituições financeiras, o que possibilita que pessoas negativadas no SPC ou no SERASA possam obter esse tipo de crédito.
Uma ressalva em relação ao crédito consignado é que, se o contratante perder o emprego, o valor devido precisa ser quitado de uma vez.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, que tal entrar em contato com a sua agência do Sicoob Creditábil para avaliar a melhor opção para o seu caso? Aproveite as soluções da nossa cooperativa para resolver imprevistos ou realizar seus sonhos!