null Sicoob Sarom e associações promovem produtos da Região da Serra Canastra em evento no Marrocos

09/05/2023 10:50

As riquezas da Serra da Canastra ganham o mundo por meio de premiações internacionais e grandes eventos. Mais uma vez a cooperação entre o Sicoob Sarom, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e a Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra) levaram o Queijo e o Café para além das montanhas de Minas. Isso porque de 2 a 7 de maio, o Queijo e Café da Região da Serra da Canastra representaram o Brasil na 15° edição do Salão Internacional de Agricultura no Marrocos (SIAM 2023).

O evento é considerado um dos maiores do Norte da África com foco em agricultura internacional de alimentos, bebidas e maquinários. A cerimônia aconteceu em Meknès, no Marrocos. A iniciativa da exposição brasileira é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Embaixada do Brasil em Rabat e com apoio da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Por meio da exposição, os produtos da Região da Serra da Canastra são valorizados no mercado turístico internacional e conquistam o paladar de visitantes do mundo todo. Assim, incentivamos a cultura local e promovemos a Região da Canastra, praticando nosso propósito de Inspirar Pessoas para Transformar Realidades.”, ressalta João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom. A cooperativa de crédito já investiu mais de R$ 30 milhões em ações de desenvolvimento local e participação nos resultados nos últimos 5 anos.

Para o gerente executivo da Aprocan, Higor Freitas, a exposição trouxe muitos resultados positivos. “Encontramos diversos representantes aqui na feira e ficaram impressionados com a qualidade dos nossos produtos. Através da exposição, já discutimos sobre a possibilidade de realizarmos exportações internacionais de queijo e café. Ainda existem algumas dificuldades que precisamos vencer, mas a exposição foi um sucesso. Agradeço ao Sicoob Sarom por contribuir com a nossa vinda até aqui para expormos nossos produtos”, enfatizou.

Para o agrónomo da Acanastra, Rodrigo Pieroni, a experiência foi fantástica. “Conseguimos apresentar os produtos da nossa Região da Canastra para um mercado que ainda não foi explorado. Recebemos também autoridades importantes em nosso espaço e acreditamos que com essa exposição podemos captar novas oportunidades de mercado,” concluiu.