null CUIDADOS A SEREM TOMADOS COM GOLPES TELEFÔNICOS

25/04/2023 10:20

O golpe por telefone para muitos pode parecer ainda uma forma antiga de aplicar golpes ou fraudes, mas infelizmente é uma prática que vem acontecendo cada vez mais.

De cara nova, no “golpe da central telefônica”, o golpista faz contato com a vítima se passando pela instituição financeira na qual ela tem conta. Em alguns casos, ligam utilizando o contato do banco da vítima, simulando o número das instituições por meios fraudulentos, e em outros casos solicitam que a vítima libere algum acesso em seu dispositivo e direcionam links maliciosos para que seja feito acesso, onde o golpe é aplicado. Os golpistas geralmente possuem informações convincentes, como o nome da pessoa que atende o telefone, o nome da instituição financeira e informações da vítima, obtidas publicamente na internet por meio de sites diversos e redes sociais, ou até mesmo outros meios ilícitos.

Para se prevenir, seguem algumas dicas:

  • Lembre-se de que instituições financeiras nunca pedem senhas ou códigos de acessos de aplicativos;
  • Informações pessoais nunca são solicitadas por telefone;
  • Nunca forneça os seus dados por telefone, sempre tenha cautela. Caso receba esse tipo de solicitação entre em contato com a sua agência.

Para finalizar, o Sicoob Transcredi recomenda que caso você suspeite ter sido vítima de um golpe financeiro, tome medidas preventivas, como registrar um boletim de ocorrência relatando o ocorrido, uma vez que seus dados podem estar em posse de um terceiro desconhecido, que pode utilizar para o seu benefício próprio, prejudicando a sua imagem. Além disso, comunique imediatamente sua instituição financeira, aumentando a probabilidade de reaver o valor.

O Sicoob Transcredi se preocupa com os associados e se mantem à sua disposição das 08h30 às 17h30, em nossas agências, ou através do contato 3444-3800 para dar todo o suporte necessário.