Dicas de planejamento financeiro para 2023 - Nacional
null Dicas de planejamento financeiro para 2023

Que tal aproveitar o início de 2023 para mudar os hábitos? Nos primeiros meses de cada novo ano, diversos compromissos financeiros precisam ser quitados: IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros. Tudo isso exige planejamento, de forma que você mantenha as contas no azul e comece o ano com as finanças sob controle.
Neste post, listamos algumas dicas de planejamento financeiro para 2023. Continue a leitura e saiba como organizar o seu dinheiro!
Faça um balanço do que deu certo e do que deu errado em 2022
Um dos primeiros passos para organizar tudo em 2023 é saber o que deu certo e o que deu errado em 2022. Faça uma lista das despesas necessárias para este ano e veja o que você deseja mudar em relação ao ano passado.
Uma boa dica é categorizar as mudanças que você precisa fazer, da mais simples para a mais complexa. Deixar de tomar café da manhã na rua todos os dias é mais fácil que juntar certa quantia por mês para dar entrada em um imóvel, concorda?
Resolver primeiro os problemas mais simples nos ajuda a ter mais força e experiência para lidar com as situações mais complexas.
Planeje os seus gastos
A intenção não é deixar de consumir, mas comprar com consciência. Para isso, saiba quais são os seus recebimentos — todo o dinheiro que entra em forma de salário, pensão, rendimentos etc. — e liste os seus gastos.
Se os valores forem muito próximos, vale a pena analisar os gastos supérfluos e cortá-los da lista. Dessa forma, você consegue poupar para fazer investimentos, ter uma reserva financeira ou tirar um sonho do papel.
Outra dica importante é parcelar todas as compras que você precisa ou deseja fazer no mesmo ano corrente. Defina dezembro de 2023 como o limite para as parcelas das suas compras — realizadas de janeiro a novembro. Dessa forma, você termina este ano sem dívidas para o ano que vem.
Se tiver dívidas, tente quitá-las ou renegociá-las
Dezembro e janeiro costumam vir com recursos extras, como o décimo terceiro salário e as férias. Aproveite esse dinheiro para organizar as suas finanças de forma inteligente.
Se você tiver dívidas, coloque-as no papel e veja quanto de dinheiro você gasta nas parcelas com juros. A partir disso, organize-se de acordo com as suas condições financeiras.
Defina suas prioridades: pague primeiro os débitos que tiverem incidência de juros, sempre quitando os de juros mais altos para os mais baixos.
Essa recomendação faz ainda mais sentido em um momento de juros altos como o de agora: a taxa básica de juros da economia (Selic) está em 13,75% ao ano.
Direcione o dinheiro para o pagamento de outras contas
Se sua conta estiver no azul no início do ano, organize os seus gastos com contas específicas. O pagamento de taxas como IPTU e IPVA, da matrícula da escola das crianças e do material didático é prioridade.
Se sobrar dinheiro depois de pagar as dívidas mais urgentes, você pode se organizar para viajar ou fazer outras atividades de lazer.
A dica, aqui, é prestar atenção no seu recebimento em janeiro. Confira se o seu salário de dezembro incluiu as férias. Quando isso acontece, o recebimento em janeiro é menor.
Monte sua reserva de emergência
Se você não tem dívidas, vale a pena separar uma quantia por mês para criar uma reserva de emergência. Esse dinheiro é uma forma de não se apertar em situações imprevisíveis.
O ideal é ter uma reserva de emergência que consiga cobrir entre 6 e 12 meses do seu custo de vida. Assim, você evita ter que pegar empréstimos ou contrair dívidas se perder o emprego, ficar doente ou enfrentar qualquer outro tipo de dificuldade.
Fazer um planejamento financeiro para 2023 não é uma tarefa difícil. Separe um tempo para analisar os seus recebimentos e os seus gastos, trace planos e objetivos, quite as dívidas o mais rápido possível e monte a sua reserva de emergência.
Se precisar de ajuda, conte com o Sicoob Creditábil! Além de profissionais extremamente capacitados para fornecer informações sobre educação financeira, contamos com as melhores soluções para os nossos cooperados!
Entre em contato conosco para saber mais!