Produtores rurais Cooperados que desenvolvem atividade sustentável recebem visita do Sicoob Sacramento - Nacional
null Produtores rurais Cooperados que desenvolvem atividade sustentável recebem visita do Sicoob Sacramento

Nos dias 28 e 29 de novembro, integrantes do Sicoob Sacramento visitaram quatro produtores rurais, no intuito de conhecer as formas sustentáveis que desenvolvem as atividades no campo.
Pensar em sustentabilidade principalmente no aspecto do campo, é questão mais do que necessária para os tempos atuais. Com o intuito de conhecer cooperados que desenvolvam atividades de forma sustentável o gerente de agronegócio do Sicoob Sacramento Flávio Adriano, o analista de agronegócio Guilherme Manzan e a analista do cooperativismo e responsabilidade socioambiental Déborah Resende, visitaram nos dias 28 e 29 de novembro quatro produtores rurais: Antonio Donizete Gabriel Dias, Cacildo Flávio Bizinotto, José Donizeth Urbano e Fernando Florêncio Urbano.
São produtores rurais no ramo do café e na criação do gado de leite, “a preocupação desses produtores com o meio ambiente é algo que chama muito a atenção. Têm em comum a constante preocupação com redução de riscos ambientais preservando ao máximo a biodiversidade. Cuidam da terra e dos animais com um carinho especial, bem como utilizam a água de forma consciente e racional. Na atividade pecuária os dejetos são totalmente reaproveitados na lavoura”, destacou Flávio Adriano.
Para o produtor rural Antonio Donizete Gabriel Dias, um dos cooperados que receberam o grupo, “preocupar com a natureza é fundamental, o café precisa de nutrientes provenientes do solo, como nitrogênio, fósforo entre outros. Por isso, o solo precisa estar fértil e pensando nisso, temos o controle por meio da irrigação por gotejamento na qual fazemos a racionalização no uso de água e de energia, ainda fazemos questão de ter um ambiente o mais natural, possível, para abelhas e outros insetos que irão combater as pragas”, contou.
O produtor rural Cacildo Bizinoto que também utiliza o mecanismo do gotejamento, nesse sistema a água é levada sob pressão através de tubos até ser aplicada no solo, diretamente na zona da raiz da planta. Com esse sistema é possível aumentar a produtividade e também tem a vantagem de reduzir doenças e economizar água, energia e defensivos, além de permitir a fertirrigação, o que diminui a utilização de adubos”, explicou.
A mudança na fazenda de José Donizeth e Fernando Urbano pai e filho respectivamente, veio através do crescimento do rebanho e com assistência técnica, “nossa realidade estava transformando, era preciso construir o compost barns, pois, o espaço já era pequeno e gerava desconforto nos animais, então, com a assistência técnica e algumas visitas é que resolvemos fazer o investimento e o sistema visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários do rebanho e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira”, explicou.
Para a analista Déborah Resende, “a sustentabilidade está na missão do Sicoob Sacramento, que se materializa por meio da adoção de práticas inovadoras nas estratégias de negócios e nas atividades econômicas dos nossos cooperados. Apesar de perfis diferentes dos produtores que visitamos, encontramos algo em comum em todos: a busca constante por conhecimento e informação, profissionalismo e visão ampla sobre produtividade, eficiência e investimento. As mudanças climáticas recentes que vivemos, nos impele ao compromisso com a transformação desse cenário através de ações. O agro brasileiro alimenta mais de 800 milhões de pessoas, segundo a Embrapa. Nosso protagonismo no mundo se deve a diferentes fatores, e um dos principais é a inovação. O incentivo da adoção de boas práticas precisa vir acompanhado de assistência e apoio ao produtor”, disse.
Sicoob Sacramento beneficia os cooperados produtores rurais, através de profissional para elaboração de projeto técnico e orçamento
O Sicoob Sacramento investe nas boas práticas e sustentabilidade. Por isso, o analista e engenheiro agrônomo Guilherme Manzan, destaca a importância de práticas sustentáveis na agropecuária, buscando a otimização de custos, aumento na produção e preservação dos recursos naturais, “como engenheiro agrônomo, faço essa ponte entre o produtor rural e a busca por linhas de créditos adequadas para o desenvolvimento de suas atividades rurais. Atualmente realizo esse suporte aos nossos cooperados produtores rurais em crédito rural, e elaboro projeto técnico e orçamento para a tomada de crédito, fazendo com que o recurso seja aplicado de maneira correta e oportuna, além de trazer uma economia para os produtores rurais do Sicoob Sacramento, com a elaboração do projeto técnico e orçamento, onde se tem um custo menor do que se paga no mercado. Essa é a vantagem do Sicoob Sacramento, em ter um responsável técnico específico para os cooperados, aproximando o produtor da instituição e da melhor orientação para sua produção”.
Guilherme Manzan, Déborah Resende, Fernando Urbano, José Donizeth e Flávio Adriano
Flávio Adriano, Cacildo Bizinoto e Déborah Resende