Sicoob Creditaipu e Sescoop/SC promovem formatura do Programas Mulheres Cooperativistas - Nacional
null Sicoob Creditaipu e Sescoop/SC promovem formatura do Programas Mulheres Cooperativistas
Formatura foi realizada na noite do dia 18 de novembro, em solenidade realizada no município de Serra Alta
Vinte e nove mulheres do Sicoob Creditaipu concluíram a formação e foram diplomadas no Programa Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC).
A formatura reuniu alunas, familiares e convidados cooperativistas, na noite do dia 18 de novembro, durante uma solenidade realizada no município de Serra Alta (SC). “Não poderia ter sido melhor. A gente entra nesse programa pensando no individual e sai com um olhar para o coletivo. Cada professor foi único, cada professor trouxe temas para nossa formação que foram muito importantes. Não tem palavras para dizer o quanto a gente se desenvolve”, disse a associada Daine Rosa Dallazen Rosembach.
O objetivo da formação Mulheres Cooperativistas do Sescoop/SC é preparar cada uma delas para ter mais consciência da sua participação na cooperativa e na sociedade. Durante sete encontros, facilitadores e instrutores de diversas áreas trabalharam assuntos como Educação Cooperativista, Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar, Protagonismo Feminino e Liderança, Sociedades Cooperativas, Empreendedorismo e Organização do Quadro Social.
O protagonismo feminino do Sicoob Creditaipu deu um salto dentro do cooperativismo, resultado impulsionado também, pela promoção do projeto. “A gente diz para as outras mulheres que se forem convidadas, que participem. Nas aulas eu gostei muito quando tivemos uma atividade que sugeria que em grupo, construíssemos uma cooperativa do zero, isso me marcou muito. Agora nós temos uma noção do que é uma cooperativa, a gente percebe como é construída, como são distribuídas as sobras, como é investido o dinheiro”, afirmou a formanda Ivanilde de Oliveira.
As participantes enfatizaram, também, que a capacitação permitiu conhecerem o cooperativismo e o funcionamento da cooperativa, tornando-as aptas para uma melhor atuação. “Foi um aprendizado muito bom para a vida da gente e com certeza vai ajudar em nosso dia a dia. Teve uma aula que me marcou muito, que despertou assuntos até sobre a nossa espiritualidade. Quando eu cheguei no programa, cheguei tímida, porque não conhecia ninguém. Tinha uma visão que seria algo muito difícil, mas foi o contrário. Eu saio entendendo mais até sobre quem é o Sicoob. Passou a ser a nossa missão divulgar quem é o Sicoob e o que a cooperativa faz para as famílias dos cooperados”, disse Roseli Senhor da Silva.
O presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig, agradeceu e parabenizou todas as mulheres que aceitaram o desafio e se dedicaram ao projeto, e lembrou da responsabilidade e protagonismo que passaram a exercer, quando consentiram também com o propósito de integrar o Núcleo de Mulheres Cooperativistas, consolidado em 2021.
Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.