Com a chegada da pandemia no Brasil em 2020, a taxa de inadimplência tem subido bastante. Muito disso está atrelado ao desemprego, à diminuição da renda e, principalmente, ao descontrole de gastos. De acordo com dados divulgados pela Serasa Experian através da Agência Brasil, em maio de 2021, o número de inadimplentes no Brasil atingiu a marca de 62,56 milhões de pessoas.
Essa inadimplência causa sérios problemas e prejuízos à saúde financeira das empresas. É bom lembrar que um cliente endividado é diferente do cliente inadimplente. O primeiro é aquele que, apesar de criar dívidas, consegue pagá-las no prazo, e o inadimplente é aquele que não consegue honrar com seus vencimentos. Hoje, o Sicoob Cecref vai te dar dicas precisas de como evitar isso.
PESQUISE O HISTÓRICO DE PAGAMENTOS
Esse é um passo importante antes de conceder qualquer tipo de crédito a alguém. A própria Serasa oferece um serviço como esse. Nele você recebe um relatório completo com o histórico de comportamento da pessoa física com uma nota (em porcentagem), que traduz a média de pontualidade e de atrasos dos últimos 12 meses.
DIFERENCIE A FORMA DE PAGAMENTO
Que tal dar mais opções para seus clientes? PIX, cartão de crédito e débito, pagamento digital e por aproximação. Esses são os formatos preferidos hoje, de condições diferenciadas para pagamentos à vista.
MUDE OS PROCESSOS DE COBRANÇA
Uma ótima opção é enviar mensagens para seus clientes lembrando sobre os vencimentos. Muitos deles se esquecem de pagar as contas. Utilize e-mail, redes sociais ou mesmo SMS para contatar seus clientes, alertando sobre as dívidas em aberto e perto do vencimento. Caso mesmo enviando lembretes alguns clientes deixem de pagar, é preciso ter uma equipe treinada para fazer as cobranças. Reforce as boas práticas, recomende que o tom de voz seja cordial, mas sério. As negociações devem ser feitas de acordo com o histórico do cliente. Exemplo: é um cliente antigo que sempre pagou em dia, mas por algum motivo ficou inadimplente no último mês. Converse com ele e entenda a situação e, se for o caso, flexibilize e dê outras opções de pagamento.
PORQUE SER CLIENTE, SE VOCÊ PODE SER DONO?
Nosso propósito é assegurar a continuidade sustentável dos negócios do Sicoob Cecref, em benefício dos cooperados e da sociedade em geral. Aqui, você não é cliente. É sócio e tem participação na cooperativa e nos seus resultados. Venha para o Sicoob Cecref!
