null Sicoob alerta para tentativas de golpes e crimes virtuais

17/10/2022 11:37

Já sabemos que a tecnologia faz parte da vida das pessoas e com a pandemia a adoção de soluções que facilitam o dia a dia aumentou. O mundo virtual oferece boa segurança, mas as vezes o ponto mais vulnerável é o próprio usuário que precisa estar atento aos golpes.

Muitas tentativas de golpes começam a partir de informações divulgadas em redes sociais. Com a exposição de informações, muitos usuários acabam se tornando um prato cheio para estelionatários e criminosos. Diante disso, os criminosos se utilizam de engenharia social para elaborar armadilhas com diversos argumentos e artifícios para aplicar seus golpes e convencerem as vítimas da legitimidade do que estão propondo.

Um dos crimes que vem chamando a atenção é o falso empréstimo. Golpistas enviam mensagens (via SMS ou aplicativos de conversa, como WhatsApp) se passando por representantes de instituições financeiras, oferecendo empréstimos com condições muito vantajosas ou comunicando que foram realizadas contratações de empréstimos em seu nome.

Normalmente é solicitado que o usuário clique em links ou faça contato telefônico para confirmar informações. Ao clicar em links o usuário acaba caindo na cilada, pois por trás daquele link está um software que rouba informações do usuário e facilita a invasão de seus dispositivos, consequentemente, a invasão de sua conta bancária, abrindo acesso para os criminosos realizarem transferências (pix e ted) ou contratar empréstimos, deixando o prejuízo para a vítima.

Outra ação é a adulteração dos contatos telefônicos, o criminoso invade o celular da vítima e edita seus contatos, como de pessoas da família e das instituições financeiras. Quando alteram de contatos familiares é na tentativa de efetuar o “falso sequestro”, que consiste em ligar para a vítima se passando por um ente querido, como filhos por exemplo, dizendo que foi sequestrado e solicitando valores para resgate.

Também pode ocorrer a invasão de contas de redes sociais e a clonagem do whatsapp, a partir disso, os criminosos tentam se passar pelo usuário, inventando situações e desculpas para pedir dinheiro para seus contatos.

A maioria dos golpes pode ser evitada se o usuário desconfiar diante da situação, como por exemplo, alguém, do nada, lhe pedir para fazer um pix, ou de promessas de vantagens muito tentadoras. Ainda, de modo geral deve-se evitar clicar em links recebidos principalmente por sms e whatsapp.

E quando se tratar de tentativas de golpes que envolvam a sua conta bancária, o ideal é procurar a instituição financeira. Não efetuando contato por meio de números telefônicos sugeridos em mensagens, pois é comum que os criminosos forneçam números falsos ou realizem a intercepção da ligação. Em situações assim, o melhor é ir até a agência e conversar com o gerente ou o funcionário que normalmente lhe atende.

Para orientar seus associados sobre a prevenção de golpes e fraudes o Sicoob criou uma página com informações: https://www.sicoob.com.br/web/sicoob/principais-golpes