null Resiliência financeira e finanças sustentáveis são temas da Semana Mundial do Investidor 

04/10/2022 10:10

Campanha global é realizada de 3 a 9 de outubro e busca levar orientação e conhecimento sobre o tema finanças para as comunidades 

 

Resiliência financeira e finanças sustentáveis. Estes são os temas da 6ª edição da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week - WIW), que acontece de 3 a 9 de outubro. O evento é uma campanha global promovida pela Organização Internacional das Comissões de  Valores (IOSCO) e no Brasil coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Segundo o Instituto Sicoob, o objetivo da ação é conscientizar sobre a importância da educação e da proteção do investidor e resiliência financeira em um cenário mundial pós-covid.  

O tema escolhido neste ano é complementar aos temas trazidos em outros anos, que englobaram prevenção contra fraudes e golpes, criptoativos e finfluencers. 

 

Mas o que é Resiliência Financeira? 

De forma simplificada, podemos dizer que é a capacidade que cada um de nós tem para se recuperar de situações financeiras inesperadas. Mas ela engloba outros importantes fatores também, como destaca o analista de investimentos do Sicoob MaxiCrédito, Ricardo Barros Nogueira. 

“Conhecer nossa situação financeira, entender a importância de estar preparado para imprevistos com uma reserva financeira constituída, além das possiblidades de outros investimentos nos permitem desenvolver essa resiliência”, comenta. 

Nogueira ainda cita que compreender sobre possibilidades e diferenciais de cada modalidade de investimento também fazem parte do entendimento de resiliência financeira. Desde aqueles com liquidez diária e outros com prazos de aplicação maiores.  

O especialista lembra que todos esses fatores contribuem para evitar uma situação que exige alerta de todos: os golpes. Criminosos se valem da engenharia social para ludibriar pessoas, principalmente usando as mídias sociais para lucrar. Por isso, buscar leituras sobre finanças e cuidados e estar sempre em contato com sua instituição financeira são fundamentais neste momento. 

 

Finanças Sustentáveis 

Quando falamos em finanças sustentáveis, estamos falando em educação financeira, conhecimento e planejamento pessoal. Mas também sobre negócios sustentáveis e sobre pensar no futuro e nos impactos das decisões que tomamos no presente. Afinal, investir também é uma forma de construir o futuro. 

Isso se manifesta nas empresas quando elas se preocupam com a questão ambiental e também social e de governança em suas decisões e é representado pela sigla ESG. 

 

Mas afinal, o que é ESG? 

O ESG se refere a três pilares da economia sustentável: Environmental (Ambiental), Social e Governance (Governança).  

Environmental (ambiental): referente às práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente, em vários aspectos, desde gestão de resíduos, poluição emissão de carbono e outras. 

Social: relação da empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo, como: biodiversidade, inclusão, satisfação do cliente, experiência do usuário, relacionamento com o funcionário, dentre outros 

Governança: relativo às práticas de gestão da empresa, como: composição do conselho, conduta corporativa, estrutura de auditoria e conformidades, código de ética e existência de um canal de denúncias, entre outros. 

 

*com informações do Instituto Sicoob