O cooperativismo de crédito ganhou lugar na vida de milhares de brasileiros por inúmeros motivos, como a facilidade de identificação regional, onde desde o atendimento e condições de produtos são desenhadas para a comunidade local, a possibilidade de ser sócio e participar de forma ativa nas decisões, e a distribuição das sobras que é um diferencial quando comparado aos bancos tradicionais.
E por que as cooperativas de crédito não param de crescer? Segundo o Banco Central*, agências bancárias no Brasil atingiram um pico em março de 2015, com 23.154 unidades. Desde então, vem caindo de maneira praticamente ininterrupta até os dias de hoje. O dado mais recente do Banco Central, de julho, mostra que atualmente existem 17.348 agências no país, uma queda de 5.806 desde o pico, ou 25,1%. Enquanto isso, as unidades das cooperativas de crédito dobram nesse período.
O Sicoob Transcredi possui outros benefícios que justificam o crescimento dessa modalidade de negócio. Além do foco no desenvolvimento econômico local, o Sicoob Transcredi oferece taxas e condições atrativas no mercado. Atualmente, o Sicoob possui mais de 6 milhões de associados.
*Fonte: Valor Econômico