null Dia C: ação realizada em Nova Brasilândia D’Oeste coleta mais de 100 bolsas de sangue

22/09/2022 17:30

De forma voluntária, colaboradores da Sicoob Credip promoveram, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), uma ação de coleta de sangue na cidade. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro pessoas que necessitem de transfusão de sangue.

Sem um banco de sangue no município de Nova Brasilândia D’Oeste (RO), os moradores têm dificuldades em doar sangue, já que para isso precisam se deslocar para outras cidades. Pensando nisso, colaboradores da Sicoob Credip promoveram, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), uma ação de coleta de sangue na cidade. De forma voluntária, os profissionais mobilizaram cooperados e comunidade para participarem da campanha. Ao todo mais de 100 bolsas foram coletadas.

Quem já precisou de transfusão de sangue por algum problema de saúde, sabe bem o valor e a importância dos doadores voluntários. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro pessoas que necessitem de transfusão de sangue.

O diretor administrativo da Fhemeron Rolim de Moura, Carlos Augusto dos Santos, destaca que a coleta diária no hemocentro é baixa, sendo necessário um número maior de doações. Por isso, ações como esta são fundamentais para atender a demanda.

“Sem a participação das empresas ficaríamos numa situação muito delicada. Agradecemos a Cooperativa pela iniciativa de mobilizar os cooperados e a comunidade para fazerem a doação. Toda vez que alguém doa sangue está doando vida. Espero que essa parceria possa acontecer outras vezes, pois ajuda muito no nosso estoque de sangue”, frisou Carlos.

As doações ocorreram no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), Cecília Meireles. Além de ajudar na mobilização da comunidade, os colaboradores também participaram da realização da triagem e distribuição de lanche para os doadores.

“Nosso intuito era incentivar a comunidade a participar das doações e com isso ajudarmos ao próximo. Ficamos muito felizes com o resultado da ação, durante todo o dia tivemos pessoas doando, a comunidade realmente atendeu ao chamado e temos certeza que muitas vidas poderão ser salvas com as coletas que foram feitas”, destacou o voluntário Guilherme Maestá Delogo.

O voluntário, Jeferson Andrade Dias, doou sangue pela primeira vez. Ele conta que sempre teve vontade de doar sangue, mas como o município não possui um hemocentro, ficava difícil se deslocar para outra cidade.

“Eu não poderia deixar de contribuir com uma ação que pode salvar uma vida. Muitas vezes a gente não tem noção do impacto que essa atitude pode ter. Me senti no dever de fazer a doação e fiquei muito feliz por ter doado”, disse Jeferson.

Mais ações do Dia C

Nos meses de setembro e outubro estão programadas diversas ações voltadas para o Dia das Crianças. Em Rondônia, os colaboradores das cidades de Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia e Costa Marques estão arrecadando brinquedos para serem doados a crianças carentes das localidades. No Mato Grosso, no município de Apiacás, a arrecadação é de brinquedos e doces.

Quem quiser colaborar com a ação pode levar as doações até os pontos de atendimento, com exceção de Pimenta Bueno em que os brinquedos devem ser entregues na Matriz da Sicoob Credip.