null Sicoob Credip participa do Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas

14/09/2022 14:26

Evento realizado em Campinas (SP) abordou temas como agricultura regenerativa, crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo, inovação e protagonismo, além de mercado e sucessão.

Uma comitiva formada por seis mulheres cooperativistas de Rondônia representou a Sicoob Credip no Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP), realizado em Campinas (SP). O evento oportunizou aos participantes conhecimento e troca de experiências cooperativistas com mulheres de todo o Brasil e de vários ramos do cooperativismo.

Representaram a Sicoob Credip, a conselheira administrativa Fabiana da Silva Andrade, a coordenadora do Conselho Fiscal Clemair Piloneto, a gerente de Apoio Estratégico Cirlene Sott, a delegada Elissa Gonçalves de Oliveira, Poliana Perut, da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop) e Nelsi Kracke Foster, da Cooperativa Educacional de Cacoal (Coopecc).

O encontro teve como tema “As mulheres são como águias, crescem quando se encontram” e abordou temas como agricultura regenerativa, crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo, inovação e protagonismo, além de mercado e sucessão.

Para Cirlene Sott, o evento trouxe reflexões que vão contribuir para o crescimento na vida pessoal e profissional. “A troca de experiências com outras mulheres nesse encontro mostra o quanto as mulheres são fortes, modernas e unidas. Temos que acreditar em nossos sonhos, acreditar que somos capazes e buscar nossos objetivos”, disse a gerente de Apoio Estratégico.

A conselheira administrativa da Sicoob Credip destaca que os movimentos, comitês e encontros para as mulheres são importantes e têm como objetivos despertar para uma maior participação, conhecimento, desenvolvimento do grande potencial de gestão cooperativa e empresarial, de relacionamento, de trabalho social e profissional, enfim o potencial da mulher de empreender e liderar onde ela quiser.

"O evento nos ajudou a compreender de fato que a mulher não é melhor ou pior que o homem. Trabalhamos diferente e queremos somar. Para mim foi empolgante, pois pude ver a força e a luta das mulheres, sem contudo, desmerecer sua essência de mãe, esposa, feminina e sensível. Aprendi e constatei pelos relatos que ouvimos e pelas palestras que assistimos o enorme poder da diversidade nos negócios, na comunidade e nas famílias. As mulheres lideram e inspiram com maestria”, acredita Fabiana.

O Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto e contou com a participação de mais de 800 mulheres de todo Brasil.