DICAS PARA EVITAR CAIR EM FRAUDES - Nacional
null DICAS PARA EVITAR CAIR EM FRAUDES
A tecnologia digital faz parte, cada vez mais, do dia a dia das pessoas. Compras pela internet, movimentações financeiras pelo celular ou computador, trabalho a distância – a humanidade vai incorporando novos hábitos ao alcance dos dedos. Cartões, computadores, celulares vieram para facilitar e agilizar a vida das pessoas, mas podem se tornar uma dor de cabeça para o usuário se ele não ficar atento a algumas regras.
Essas novas tecnologias, que facilitam muito a vida em sociedade, de um modo geral são muito seguras, mas também podem ser usadas para o crime. Principalmente, por um detalhe: a parte mais vulnerável, na imensa maioria dos golpes, é a pessoa que não foi capaz de identificar que estava sendo manipulada por um golpista.
“A melhor solução, sempre que alguém, alguma empresa ou instituição solicitar, por telefone ou internet, informações ao usuário, é desconfiar. Sobretudo quando são dados pessoais ou senhas. O ideal é inverter o processo: não responda imediatamente. Seja você a pessoa que entrará em contato com a empresa ou instituição para conferir se é, de fato, algo verdadeiro. Há muitos criminosos que se fazem passar por uma empresa, copiando inclusive sites e o design da marca, que parecem iguais, mas possuem diferenças quase imperceptíveis como uma única letra diferente, por exemplo”, informa Anderson Neotti, Gerente de Tecnologia do Sicoob Transcredi.
A maioria dos golpes virtuais pode ser evitada se o usuário desconfiar, por exemplo, de promoções muito tentadoras e vantajosas. Produtos oferecidos a preços muito abaixo do valor de mercado, é sinal de alerta máximo. De um modo geral, deve-se evitar clicar em endereços desconhecidos, sobretudo quando pedem informações ou fazem alertas sobre situações que exijam o cadastramento de informações.
Os especialistas recomendam algumas dicas de como evitar se tornar uma vítima desses golpes nas redes sociais: não emprestar dinheiro pela internet; nunca passar a senha para outras pessoas; ter cuidado antes de clicar em links desconhecidos; evitar se expor na internet; deixar seu perfil privado – quanto menos público for o seu perfil, melhor. É muito importante, também, manter sempre atualizado o sistema de antivírus e fazer back-up (cópia de segurança) de seus dados nos aparelhos eletrônicos. E em casos de dúvida sempre entre em contato com o Sicoob antes de qualquer movimentação.
Por fim ressaltamos que, o Sicoob nunca entra em contato solicitando informações de acesso da conta, e não solicita pagamentos prévios para realização de operações de crédito. Em caso de dúvidas, os números seguros para contato via WhatsApp são (61) 4000 1111 geral e (49) 3444 3800 do Sicoob Transcredi, que são números verificados.