null Instituto Credicom doa poltronas para o Hospital Universitário da Ciências Médicas

19/08/2022 15:45

O Sicoob Credicom, por meio do Instituto Credicom, doou 14 poltronas de Hemodiálise para o Hospital Universitário da Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM).

Os representantes da cooperativa estiveram presentes no HUCM e foram recebidos pelos representantes do Hospital e pela diretoria da Feluma, mantenedora dos institutos. O Dr. Neylor Pace Lasmar, coordenador de Ortopedia do HUCM e Secretário-geral de Administração e Finanças da Feluma, relatou sentir-se lisonjeado com a doação. “Estamos muito gratos ao Sicoob Credicom por essa atitude que beneficiará tantas pessoas com mais qualidade de vida, saúde e tratamento adequado”. Já o diretor geral do hospital, Dr. Antônio Carlos de Barros Martins destaca, “Gratidão e satisfação com a parceria e com os benefícios e conforto que essas poltronas trarão aos hemofílicos”.

Semanalmente, mais de 140 hemofílicos (cadastrados pelo SUS) receberão atendimento graças a doação. “Esses pacientes são encaminhados ao HUCM por meio de unidades de pronto-atendimento ou de outros hospitais e passam por triagem da comissão de Nefrologia”, diz a Dra. Patrícia Vasconcelos, Coordenadora do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do HUCM, que destacou como é gratificante presenciar, diariamente, o bem-estar e a sensação de acolhimento, descritas constantemente pelos pacientes que já estão usufruindo das novas poltronas.

O presidente da Credicom e do Instituto Credicom, e também egresso e professor da Faculdade de Ciências Médicas, Dr. João Augusto Oliveira Fernandes, reforça que o Instituto está sempre buscando ajudar instituições que trabalham 100% SUS. “Essa contribuição diz muito sobre a essência da Credicom, que contempla colaboração, cuidado e ajuda ao próximo”, destaca.

Sobre o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais

A Fundação Educacional Lucas Machado – FELUMA, por meio de convênio firmado com o Governo do Estado de Minas Gerais recebeu o tradicional Hospital São José em 1990, transformando-o no atual Hospital Universitário da Faculdade Ciências Médicas – MG. Atualmente o Hospital é Instituição médica e acadêmica de referência, que destina 100% de seus leitos de internação, suas consultas ambulatórias e exames complementares aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. A iniciativa foi decisiva para a consolidação do modelo docente-assistencial da Faculdade, que garantiu o acompanhamento dos alunos de seus cursos de graduação e pós-graduação nas atividades práticas acadêmicas.

Em 2014 os Institutos mantidos pela FELUMA passaram por uma mudança de marca, sendo assim o Hospital passou a se chamar Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG). O Hospital realiza atendimentos a toda a região metropolitana de Belo Horizonte e pacientes do interior encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, em média, 60 mil atendimentos ambulatoriais anualmente e cerca de 12 mil internações, nas mais diferentes áreas da saúde. Além dos mais de 600 transplantes renais já realizados na instituição.