null Sicoob Credip apoia projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”

09/08/2022 16:20

Com a entrega de sombrites, a Sicoob Credip reforçou o apoio ao projeto. Com madeiras apreendidas em autuações de crimes ambientais, a iniciativa busca promover a construção de viveiros em cidades do interior de Rondônia. O objetivo é plantar, por ano, 500 mil mudas, chegando a 1,5 milhão em 3 anos.

Na última sexta-feira (05), a Sicoob Credip reforçou seu compromisso de promover melhoria na qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente nos municípios em que está inserida, por meio do apoio ao projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos, da comarca de Ji-Paraná. Com madeiras apreendidas em autuações de crimes ambientais, o projeto busca promover a construção de viveiros em cidades do interior de Rondônia. O objetivo é plantar, por ano, 500 mil mudas, chegando a 1,5 milhão em 3 anos.

Conforme o diretor presidente da Sicoob Credip, Jonas Alves da Costa, a Cooperativa entra como parceira do projeto com a doação das telas de sombreamento para cobertura dos viveiros. "Para nós é motivo de alegria e até de orgulho fazer parte de um projeto desta envergadura. Nossa Cooperativa está presente em 20 municípios do estado de Rondônia, boa parte destes municípios estão envolvidos neste projeto, e nós como Cooperativa sempre nos preocupamos com o bem estar da população, com o meio ambiente e com a sustentabilidade, para construir um futuro melhor”, afirma Jonas.

Durante a entrega, o diretor presidente da Sicoob Credip enfatizou a importância da atuação conjunta dos parceiros do projeto. “O sétimo princípio do cooperativismo diz que é preciso contribuir com a comunidade onde a Cooperativa está inserida e através deste projeto, com a união dos parceiros envolvidos, podemos contribuir para solução a um problema ambiental”, destaca o diretor.

Ao todo são 12 municípios parceiros: Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Urupá, Alvorada d'Oeste, Presidente Médici, Rolim de Moura, Primavera de Rondônia, Santa Luzia d'Oeste, São Felipe d’Oeste e Alta Floresta d’Oeste.

A iniciativa propõe a coleta de sementes, criação de um banco de sementes, implantação, revitalização e o fomento a produção de mudas, a fim de restaurar áreas de lixões desativados, bem como recuperar as nascentes dos rios de bacias de abastecimento público e industrial e a arborização urbana.

“Era preciso dar um destino transformador às madeiras apreendidas. Nada melhor do que utilizá-las em um viveiro, para que novas espécies fossem semeadas, pois o objetivo do projeto é a coleta de sementes, criação de um banco de sementes, implantação, revitalização e fomento da produção de mudas, a fim de restaurar áreas de lixões desativados, bem como recuperar as nascentes dos rios de bacias de abastecimento público e industrial. Também poderão ser recuperadas e reflorestadas áreas de matas ciliares, além da arborização urbana planejada”, destaca o juiz Maximiliano Deitos.

Além da Sicoob Credip, do Tribunal de Justiça de Rondônia e prefeituras municipais, o projeto também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Unimed.