null Sicoob Credip participa da Semana do Cooperativismo

27/06/2022 15:49

Com o desafio “Compartilhar é somar'', diversas ações especiais, atividades educativas e atos filantrópicos serão realizados por todo o país entre os dias 27 de junho e 03 de julho. As programações fazem parte do movimento nacional em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia C.

Durante os dias 27 de junho a 03 de julho, a Sicoob Credip estará participando de uma semana em comemoração à Semana do Cooperativismo. Palestras e workshops gratuitos serão realizados para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia C – Dia de Cooperar, além de entrevistas em rádios e várias publicações nas redes sociais da Cooperativa.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Eduardo Luiz Scholze, ressalta que a missão é somar, fazer a diferença e compartilhar conhecimento, incentivando iniciativas básicas e práticas, mas que mostram que a cooperação é uma forma simples de mudar a realidade da comunidade.

“A semana do cooperativismo é um momento de se praticar ações voluntárias voltadas à cooperação. É o momento de celebrar o cooperativismo na prática. Durante a Semana, as cooperativas se organizam para pôr em prática ações de cooperação voltadas aos locais onde atuam (comunidades). São ações que mobilizam cooperados, colaboradores, cooperativas e quem se identifica com a causa. São ações de natureza simples, mas de suma importância para as localidades, ações que tem um ideal comum e que beneficiam as pessoas e suas comunidades. Alguns exemplos dessas ações são a limpeza e revitalização de parques e praças, doação de sangue, criação de hortas comunitárias, arrecadação de roupas e alimentos etc. São ações de diversas naturezas, mas que resultam no bem estar da população”, explica o gerente de desenvolvimento.

A ação é realizada pelo Instituto Sicoob em parceria com todas as cooperativas do Sicoob do Brasil. Juntas, realizam atividades para difundir a cultura cooperativista e dar visibilidade às boas práticas implementadas pelas cooperativas por todo país.

O objetivo da semana é proporcionar a compreensão do cooperativismo como algo muito mais amplo do que parece, sendo um importante agente de transformação econômica e social do Brasil.

“Na Sicoob Credip temos ainda um diferencial muito importante, nós incentivamos essas ações não somente nessa semana de comemoração da cooperação, incentivamos ao longo de todo ano, fazendo com que as ações sejam uma constante em nosso comportamento, dessa forma vivemos de fato a cooperação e podemos impactar muito mais pessoas” conclui Scholze.

No primeiro dia do desafio (27) uma live de abertura da Semana do Cooperativismo abordou o tema “Cooperativismo, um legado”. A roda de conversa foi transmitida pelo Youtube, no canal do Instituto Sicoob, clique aqui. A forma como o cooperativismo transforma histórias, realidades, comunidades e, por meio delas, marcam pessoas e gerações foram alguns dos assuntos tratados ao longo do bate-papo.

Os interessados em participar da programação completa da Semana do Cooperativismo podem acessar as redes sociais da Sicoob Credip clicando aqui.