null Profissionais do Sicoob Paulista conhecem processos da Constrix Engenharia.

21/06/2022 11:00
  Os profissionais do Sicoob Paulista visitaram uma obra em andamento e puderam acompanhar de perto cada um dos processos mapeados e executados pela Constrix Engenharia.  

Profissionais do Sicoob Paulista, que trabalham nas áreas de planejamento e processos fizeram uma visita à empresa Constrix Engenharia, onde o conselheiro da cooperativa Nuno Ramos é proprietário.  

O objetivo da visita foi entender quais procedimentos, processos e métodos são realizados para que tenha como resultado a organização, cadência, cumprimento de prazo e reconhecimento dos profissionais.  

Para Danyara Almeida, secretaria executiva do Sicoob Paulista, a visita trouxe uma reflexão que vai impactar diretamente em sua atuação: “Conseguimos verificar que a disciplina e persistência resultam no sucesso da empresa.”  

O Sicoob Paulista está passando por uma nova etapa e conhecer a Constrix, que tem um processo de produção muito bem desenhado, vai ajudar na construção e desenvolvimento deste projeto.  

Fabiano Freitas, supervisor administrativo do Sicoob Paulista, diz que aprendeu muito nessa visita e a lição mais importante que trouxe é que quando é criado um procedimento padrão e métodos, os processos caminham e fluem naturalmente, diminuindo custos e força de trabalho, tudo isso pautado em qualidade, comprometimento e autonomia. 

Para Josiane Ferrari, business partner do Sicoob Paulista, o que mais a impressionou foi a parte humana do processo, o respeito mútuo entre as pessoas, a validação das opiniões e sugestões, independentemente de sua colocação na hierarquia:  

“O apoio que é dado para as pessoas de cada processo é incrível, eles ouvem as sugestões, analisam, e analisam de verdade, e se for uma sugestão válida, o processo é refeito e melhorado, segundo a sugestão daquele profissional. E não tem exceção ou acepção de pessoas, porque um processo com problemas pode custar milhões”. - Josiane Ferrari. 

A parte de controle, mapeamento e treinamentos, foi o que mais encantou Nadine Oliveira, analista de gestão de processos do Sicoob Paulista. Ela conta que a Constrix mantém o padrão e qualidade em seus empreendimentos pois tem mapeado cada detalhe de cada processo da construção. Segundo Nadine, os processos estão sempre sendo otimizados e passados a todos: “Achei muito legal que sempre que muda algum processo ou é implementado uma nova instrução é comunicado a todos os profissionais, de cima pra baixo, como se fosse um efeito cascata, eles enviam para o mestre de obras, que passa para o pessoal que executa e todos, sem exceção tem acesso as mudanças e ficam a par do que mudou e como vai ser feito. E sempre que necessário todos passam por treinamento e uma vez por ano esse treinamento precisa ser validado novamente, como se fosse uma reciclagem, sabe?”  

A visita foi uma experiência enriquecedora aos profissionais, que voltaram cheios de ideias e empolgados para colocar em prática esses métodos de mapeamento e execução de projetos.