null Programa AMAbio do Sicoob Credisulca faz primeiros plantios

15/06/2022 16:44

Em menos de um mês, foram plantadas 1.300 mudas de árvores em várias propriedades

No dia 17 de maio de 2022, o Programa AMABio completou seu primeiro ano de vida. Alguns dias antes, no da 12 de maio, foi realizado o primeiro plantio, concluindo o primeiro ciclo de trabalho no município de Morro Grande. Por volta das 8 horas, alunos e professoras chegaram na Pousada Saltinho, local da atividade de plantio. O espaço foi eleito levando-se em conta a natureza do ambiente, propriedades do solo e a proximidade de uma mata ciliar. Antes do início da atividade, alunos e professores receberam informações básicas para que pudessem realizar as etapas com êxito.  

Das 8h às 10h, os alunos e professores trabalharam com afinco para que a ação fosse feita da melhor forma, resultando no plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Todas as mudas plantadas neste primeiro momento são consideradas pioneiras, o que significa que possuem crescimento rápido e bastante afinidade com a luz solar, ideal para o início da restauração ambiental. Mais tarde, o plantio será enriquecido com mudas ou sementes de espécies de biodiversidade de crescimento mais lento, com pouca afinidade com o sol, mas que atraem diferentes animais que dispersarão sementes para outras localidades. 

João Peron, o associado proprietário da Pousada Saltinho, fez questão de cuidar muito bem das plantas, promovendo a limpeza e cercando a área. Jaider Rodrigues, um dos monitores do Programa, disse que “é muito gratificante ver as crianças colocando a mão na terra. Por conta da popularização dos celulares e computadores, é cada vez mais raro ver crianças e adolescentes em contato direto com a natureza. Tenho certeza de que uma atividade como essa, promovida pelo Sicoob Credisulca, marcará positivamente a vida dessas pessoas e mudará sua perspectiva sobre como cuidar da natureza”. 

Além da Pousada Saltinho, outras propriedades receberam as mudas do programa. Houve o plantio na beira do rio Manoel Alves, em Morro Grande, com 170 mudas; da propriedade de Joacir Matgnago, em Turvo, com 200 mudas; e por fim, na propriedade do associado Gian Miguel, em Ermo, com 450 mudas. No total, foram 1.300 mudas em menos de um mês.

O presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, disse que “é muito lindo ver nossas ações gerando os primeiros resultados. O plantio dessas mudas simboliza nossa preocupação com o nosso bioma e com os pilares do cooperativismo. Agir com responsabilidade ambiental é um compromisso estabelecido por nossa cooperativa, de impactar positivamente a vida da nossa comunidade. Essa é nossa grande missão”. 

Ações sustentáveis estão se mostrando cada vez mais fundamentais e emergenciais, para garantir o futuro das novas gerações, em especial quando se analisa os estudos apresentados pelos diferentes órgãos de ciência climática. O Sicoob Credisulca sabe que agir para cuidar do meio ambiente é investir na sustentabilidade e garantir uma vida com mais qualidade ambiental para toda a população. 

Fonte: Sicoob Credisulca – Assessoria de Comunicação.