null Sicoob Credip comemora sucesso do 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés

14/06/2022 18:23

Sicoob Credip comemora sucesso do 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés

Cooperativa foi patrocinadora do evento, inédito no cenário da cafeicultura nacional. O Encontro reuniu 130 degustadores de diversas localidades do Brasil e do mundo para conhecer, avaliar e reconhecer a qualidade dos cafés brasileiros e assim poder ajudar os produtores na busca pela valorização do produto no mercado.

Entre os dias 06 e 10 de junho, ocorreu em Cacoal (RO), o 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café. O evento contou com a presença de dezenas de apaixonados pelo grão e a Sicoob Credip, patrocinadora oficial, esteve presente no Encontro que tinha como objetivo reunir especialistas para conhecer, avaliar e reconhecer a qualidade dos cafés brasileiros e assim poder ajudar os produtores na busca pela valorização do produto no mercado. Em um momento inédito para a cafeicultura nacional, 130 degustadores de diversas localidades do Brasil e do mundo provaram juntos os variados tipos de café para a identificação de novos sabores e assim poderão ajudar os produtores na busca pela valorização do produto no mercado.

Durante cinco dias, os convidados participaram de mesas redondas, palestras e oficinas, que discutiram o estado da arte da produção de cafés de qualidade, arábica e canéfora (robusta e conilon), e seus protocolos de degustação. Dentre as características dos cafés servidos, os degustadores precisavam analisar além do aroma, as essências, que podem ser amadeiradas, cítricas, florais, amendoadas, dentre outras.

A história da Sicoob Credip está fortemente relacionada ao desenvolvimento do agronegócio rondoniense, uma vez que a instituição foi constituída, há duas décadas e meia, para suprir a grande demanda pelo crédito rural. O Diretor Operacional da Cooperativa, Fábio Correia da Silva, afirma que o objetivo é aperfeiçoar ainda mais as soluções para que o empreendedor rural possa encontrar no Sicoob um parceiro para todas as suas necessidades, desde o custeio, investimento, comercialização e industrialização e apoiar eventos como esse é de extrema importância.

“Estamos cumprindo nossa missão, desde o pequeno produtor, que está lá na sua atividade muitas vezes familiar, que não tem apoio, mas tem uma instituição financeira que pode fomentar sua atividade é de extrema importância, pois com simples ações, dão uma condição de alavancar o produtor com pequeno implemento de tecnologia. Com isso, estamos fixando o homem no campo, evitando o êxodo rural, dando dignidade, incentivando a família a fazer parte do próprio negócio, melhorando a receita e inúmeros outros benefícios, gerando círculo virtuoso que a própria comunidade se beneficia com tudo isso”, ressalta Fábio.

Segundo Fábio, a Cooperativa tem por obrigação ser o agente propulsor, estando presente e apoiando nosso cooperado, para que ele saiba a importância da qualidade do próprio produto para conseguir valorização no mercado. “Esse tipo de evento reforça cada vez mais a importância da parceria, se unindo em um objetivo comum, mostrando a importância de se ter um produto de qualidade e bem selecionado, agregando valor a essa atividade e a esse produto. O evento abre os horizontes do produtor e dá para ele alternativas. Mostra que o mercado do café a nível internacional é um mercado muito volumoso e tem potencial e com a riqueza que nosso estado tem o produtor pode aumentar ainda mais a sua produtividade, sua produção e sobrevivendo de forma digna, respeitosa e agregando valor na sua atividade. É um benefício para sociedade esse é o grande diferencial, conclui o diretor.

O evento foi realizado pela Associação dos Produtores de Café de Rondônia (Caferon), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo, e contou com o patrocínio da Sicoob Credip. Todas as atividades puderam ser acompanhadas online, no YouTube da Embrapa.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e oferece aos produtores as melhores linhas de crédito. A Cooperativa está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 44 pontos de atendimento físicos e um digital que atendem a mais de 90 mil cooperados.