null Governo do Estado sanciona projeto da Alesc que reconhece Itapiranga como Capital do Cooperativismo de Crédito

14/06/2022 09:13

A mais antiga cooperativa de crédito de Santa Catarina filiou-se ao Sicoob Central SC/RS em 1988

O Governo do Estado de Santa Catarina sancionou, na última semana, o Projeto de Lei 45/2022, da deputada Marlene Fengler, que reconhece o município de Itapiranga como a capital catarinense do cooperativismo de crédito. A iniciativa da deputada atendeu sugestão do presidente do Sicoob Creditapiranga, Simplicio Meurer, e de lideranças locais na defesa do reconhecimento legal de Itapiranga como berço do cooperativismo de crédito no estado.

Nascida em Itapiranga e filha de pequenos agricultores, Marlene se sensibilizou com o pedido e apresentou o projeto de lei na primeira semana de abril deste ano, tendo sido aprovado, por decisão unânime dos deputados, no dia 11 de maio. 

Ao projeto foi anexado documento da Ocesc, que reconhece o município do Oeste como o pioneiro do ramo no Estado. O livro “Ocesc 50 anos”, publicação em homenagem ao cinquentenário da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, comprova que a atual cooperativa Sicoob Creditapiranga, com sede no município, é a mais antiga em atividade no estado.

Conforme trecho da obra lançada em 2021, “...Outras iniciativas se sucederam no estado, como as sociedades cooperativas de crédito rural, conhecidas como ‘caixas populares’. Uma pequena colônia do Extremo-Oeste de Santa Catarina, à época chamada Porto Novo (atual município de Itapiranga), foi o primeiro lugar do estado a receber uma organização desse tipo, em 1932.”

Atualmente, o cooperativismo de crédito é o que mais reúne associados em Santa Catarina entre os sete ramos de atuação do cooperativismo. São mais de 2,6 milhões de cooperados segundo dados da Ocesc.

Sicoob Creditapiranga
No livro "Sicoob Santa Catarina – 25 anos", editado pelo Sicoob SC/RS, o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, escreveu que o início do cooperativismo de crédito em Santa Catarina “remete ao município de Itapiranga, onde em 1932 foi fundada a primeira cooperativa de crédito catarinense. A Caixa Rural União Popular de Porto Novo, como era chamada na época, foi por muito tempo a única responsável por toda a movimentação financeira da cidade. Muito além da oferta de crédito, a Creditapiranga, que se filiou à Central em 1988, representou uma instituição líder na comunidade, sempre presente nas discussões e ações focadas no desenvolvimento regional”. 

O livro também destaca que “a mais antiga cooperativa de crédito de Santa Catarina chegou ao século 21 ainda mais próxima da comunidade. Entre as principais estratégias de crescimento destaca-se o desenvolvimento de ações para promover a doutrina cooperativista, como a realização de seminários e palestras sobre o tema, além de patrocínio de diversos eventos de iniciativa da comunidade. Cada vez mais presente na vida dos cooperados, a cooperativa de crédito de Itapiranga (Sicoob Creditapiranga) cumpre a função social idealizada pelo padre Theodor Amstad: contribuir para o desenvolvimento humano”.

O Sicoob Creditapiranga possui 25.986 cooperados, 148 funcionários e R$ 625,5 milhões em ativos. Tem nove agências (uma delas digital) nos municípios de Itapiranga (2), São João do Oeste e Tunápolis, em Santa Catarina, e Tenente Portela, Três Passos, Santa Rosa e Crissiumal, no Rio Grande do Sul. 

Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação Interna (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).