null Cooperado do Sicoob de São Carlos investe em veículo novo com o valor de sua conta capital

10/06/2022 14:14

O presidente eleito na última Assembleia, Márcio Luiz Schmitt, o cooperado Pedro Canísio e o gerente da agência, Djouse Bortolanza

Pedro Canísio Sander, agricultor de São Carlos (SC), é cooperado do Sicoob Credial há 36 anos e, neste ano em especial, receberá a devolução do valor investido em sua conta capital para realizar seu sonho: a compra de um veículo novo. 

Todo cooperado do Sicoob tem uma conta capital, em que é depositado o valor pago ao ingressar na cooperativa, bem como parte das sobras anuais, de acordo com a participação deste. “Essa conta é importante para a sustentabilidade da cooperativa, e não pode ser movimentada como a conta corrente comum. Além disso, a conta capital pode ser considerada um investimento a longo prazo, visto que há rentabilidade e o valor investido, posteriormente, é devolvido conforme estatuto da cooperativa”, explica o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri.

A devolução da conta capital é feita quando o cooperado completa 25 anos ininterruptos no quadro social, 65 anos de idade com no mínimo 10 anos de vínculo associativo, demissão ou desligamento do quadro social. Pedro optou por aguardar 35 anos e receber o valor total da conta capital. “Quando completei 25 anos, poderia começar a receber o valor de minha conta capital de forma parcelada, mas esperei até os 35 anos para sacar todo o valor e assim investir na aquisição de um veículo novo”, disse o cooperado.

Para o gerente do Sicoob em São Carlos, Djouse Bortolanza, é gratificante poder auxiliar na realização de um sonho, como este do cooperado Pedro. “Parabéns ao Pedro,  trabalhador, formador de opinião e um dos líderes da comunidade da Linha Massing. Esse resultado tem a participação dele que investiu no Sicoob, usufruiu do sistema fazendo seus depósitos, saques e investimentos em sua propriedade, dando um resultado positivo no final do ano. E desta forma, o Sicoob devolveu suas sobras, participação nos resultados, proporcionando vantagens que outras instituições não têm”, explicou.

Pedro acreditou no retorno de sua conta capital como um investimento a longo prazo e agora colhe os frutos do cooperativismo. “Só lamento o tempo perdido em que não trabalhei com o Sicoob”, finalizou o cooperado.

Fonte: Sicoob Credial – Assessoria de Comunicação.