null Momento Agro do Sicoob Creditaipu realiza 21 encontros com mil agricultores  

08/06/2022 13:36

Encontro realizado em Bom Jesus do Oeste, em Santa Catarina

O Sicoob Creditaipu promoveu no último mês de maio um roteiro de reuniões descentralizadas do Momento Agro, um panorama sobre o agronegócio. A iniciativa, implementada em forma de projeto piloto no ano de 2019, sofreu uma pausa em razão da pandemia de covid-19 e neste ano foi remodelada e ampliada para atender os agricultores em todos os municípios da área de abrangência da cooperativa. Foram 21 encontros realizados e mil participantes, entre associados e não associados, que buscaram no Momento Agro as informações sobre perspectivas e tendências do setor. 

Entre os assuntos abordados pelos especialistas do Sicoob Creditaipu, estão as linhas de custeio, assim como antecipação de custeio, cadastro, linhas de investimento, contrato guarda-chuva, CPRF, Rebate Pronaf, seguro agrícola, consórcio Sicoob e aplicação financeira.

De acordo com o diretor Financeiro, Jandir Raimundo Copati, acompanhar os bons indicadores e a pujança do agronegócio brasileiro em 2019 foram pontos determinantes para estruturar novas práticas voltadas ao setor Agro no Sicoob Creditaipu. 

Para potencializar as atividades de suporte técnico, o Sicoob Creditaipu investiu em especial na área de treinamento e capacitação interna, além da estruturação da infraestrutura necessária à prestação dos serviços fundamentais ao setor.

“Na retomada dessas reuniões em 2022, conseguimos contemplar associados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.  Visualizamos uma grande participação de jovens e das mulheres no decorrer das 21 reuniões, o que nos deixou muito felizes e tornou a experiência ainda mais construtiva. Também notamos um público que foi bastante participativo formado por associados e não associados”, disse o diretor Financeiro Jandir Copati. O dirigente acrescentou que “o projeto foi muito produtivo e já colhemos bons resultados, como a adesão de novos cooperados à consolidação de negócios sobre os produtos apresentados”. 

O desenvolvimento do projeto Momento Agro, de apoio ao mercado agropecuário, poderá contar ainda em 2022 com novos ciclos de encontros. “Podemos ter mais reuniões ainda este ano, principalmente no Rio Grande do Sul, que é um novo mercado. Esse é um trabalho que alinhamos como meta em nosso planejamento. Visualizamos uma expansão da iniciativa a cada ano, para que englobe um número ainda maior de associados, que é o objetivo principal da cooperativa, sustentado em um estilo de gestão participativo e interativo”, explicou Copati.  

Momento Agro em SC
Buscar informações sobre custeio e investimento, foram os assuntos que provocaram o interesse do agricultor de Pinhalzinho, Gilson Vicente Duarte, ao Momento Agro. “Ficaram muito claras as informações com relação às linhas de crédito. Durante a apresentação pudemos esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, em que linha a gente melhor se enquadra. Conseguimos absorver esse conhecimento, e tudo ficou mais simples”, avaliou.  A avicultura é a principal atividade que garante o sustento para a propriedade da família. 

Para André Balestrini, estar antenado às mudanças praticadas nas taxas de juros e linhas de crédito é imprescindível e ele diz ter encontrado no Momento Agro o conhecimento técnico que buscava. “Foi muito importante. Na vida corrida que a gente vive, toda hora, todo momento sabemos que existem mudanças na questão de taxas, de legislação, de recursos, e a gente tem que estar informado porque carecemos dos recursos. Esse momento foi muito importante para isso, porque se a gente não sabe o que contratar e onde contratar, isso nos deixa perdidos”, argumentou. 

Momento Agro no RS  
Osmar Schwalbert é morador da cidade de Não-Me-Toque (RS) e disse que participar do Momento Agro foi uma experiência muito produtiva. “A nossa comunidade ficou muito contente, todos ficaram entusiasmados porque foram apresentados muitos assuntos de interesse”, afirmou. 

Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.