null Sicoob Crediauc patrocina Bombeiros Voluntários em competição internacional

08/06/2022 09:57

Equipe obteve a classificação em 2019, na Colômbia, vencendo na modalidade Resgate Veicular e obtendo o 1º lugar geral em Trauma

Uma equipe composta por sete profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia (SC), participará do Desafio Mundial de Resgate Veicular (WRC), evento que ocorrerá de 7 a 11 de setembro em Luxemburgo, na Europa. 

A equipe concordiense, que terá nesta edição o apoio financeiro do Sicoob Crediauc, obteve a vaga após participar do encontro Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma, promovido pela Asociación Latino-Americana de Rescate Vehicular, no ano de 2019, em Medelín, na Colômbia, quando conquistou o 1º lugar na modalidade Resgate Veicular e 1º lugar geral no Trauma. 

Tal qualificação garantiu vaga para o desafio mundial que ocorreria em 2020, em Miami, nos Estados Unidos. Entretanto, em decorrência da pandemia, não houve eventos internacionais nos últimos dois anos. Por isso, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento optou em manter as equipes classificadas em 2019 para o desafio 2022. O “Word Rescue Challenge”, em Luxemburgo, contará com 300 participantes, divididos em 50 times. A equipe de Concórdia competirá na categoria “Experiente”. Além de estar presente em cinco eventos em nível de América Latina, esta será a sétima vez que grupos de resgate dos bombeiros do município participarão de uma competição mundial. 

Para o comandante da equipe, Paulo Sérgio Leão, o auxílio financeiro fornecido pelo Sicoob Crediauc será de grande importância para que o grupo consiga estar presente ao evento e possa colocar à prova o grau de qualificação dos profissionais que atuam em Concórdia.

“Desde 2011 quando iniciamos o projeto, nosso objetivo em participar de eventos como este sempre esteve ligado ao aperfeiçoamento das técnicas e o aprendizado gerado. O mundial de Luxemburgo será uma oportunidade muito importante nesse sentido”, comentou.

O comandante da corporação, Alexandre Grolli, também agradeceu à cooperativa pelo incentivo. “Com o apoio do Sicoob teremos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho na competição e, sobretudo, absorver ainda mais conhecimento para colocarmos em prática no dia a dia da corporação, garantindo um atendimento de excelência para nossa comunidade”, afirmou. 

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, explicou o envolvimento da cooperativa no projeto e desejou sucesso à delegação que irá representar o município no evento. “Não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa que visa a preservação da vida. O trabalho prestado diariamente pelos nossos bombeiros voluntários é digno de elogios e o mundo precisa saber disso. Daí a nossa singela contribuição para auxiliar nos custos da viagem e o desejo de que eles possam fazer bonito, alcançando os objetivos almejados”, disse o dirigente cooperativista.

A equipe
Os bombeiros voluntários que irão representar Concórdia no WCR 2022 são: Paulo Sérgio Leão (comando), Maicol Oro (socorrista 1), Caroline Albiero (socorrista 2), Cleiton Broetto (técnico), Alexandre Grolli (técnico 2), Marcos Bortoli (técnico 3), Arlan Lazaroto (suplente).

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.