null Sicoob Credip patrocina o 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés

06/06/2022 12:52

Conhecer, avaliar e reconhecer a qualidade dos cafés brasileiros, em toda a sua diversidade de aromas e sabores, será o tema central do Encontro, promovendo oportunidade de troca de experiência entre renomados especialistas e produtores. O evento, promovido pela Associação dos Produtores de Café de Rondônia (Caferon), tem o apoio da Sicoob Credip.

Acreditando no potencial da cafeicultura no estado de Rondônia, a Sicoob Credip estará patrocinando o 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, em Cacoal. O evento é inédito e ocorrerá de 6 a 10 de junho de 2022, no Cacoal Selva Park. Terá como tema central conhecer, avaliar e reconhecer a qualidade dos cafés brasileiros, em toda a sua diversidade de aromas e sabores.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Café de Rondônia, Juan Travain, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências entre renomados especialistas, que compõem os diferentes elos da cadeia de produção e transformação do café no Brasil e no Mundo. “É uma oportunidade única. Teremos mesas redondas, palestras e oficinas para discutir as qualidades e potencial do nosso café, arábica e canéfora (robusta e conilon), o futuro do processamento do café, novos métodos, novas maneiras, e ainda mostrar a cafeicultura amazônica para todo país. Atualmente, 70% do café de Rondônia vai para empresa de solúvel e os principais compradores estarão no evento”, ressalta.

O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Café de Rondônia (Caferon), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo, com o patrocínio da Sicoob Credip. O objetivo por meio do 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, é estabelecer uma calibragem mais ampla a respeito dos diferentes padrões de qualidade dos cafés, arábica e canéfora (robusta e conilon), que são produzidos de norte a sul do país.

“É uma oportunidade de atualização, aprendizagem, discutir metodologias e romper paradigmas. Afinal, a cafeicultura vive uma constante transformação. Esse encontro tem uma importância muito relevante porque ele reúne as pessoas que trabalham na cadeia do café, que degustam o café e indicam para o mercado e para a indústria, são os maiores degustadores do Brasil. Para Rondônia é um marco relevante porque permite situar o Robusta Amazônico no universo do café de qualidade, do café gourmet e da bebida fina, além de ser um alinhamento para o setor da cafeicultura brasileira”, disse o presidente do Conselho de Administração Oberdan Pandolfi Ermita.

As inscrições superaram as expectativas da organização e estão encerradas. Quem tiver interesse poderá acompanhar as atividades que serão transmitidas online, no YouTube da Embrapa. Os links serão divulgados no canal na semana do evento. Clique aqui para conferir a programação completa.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e oferece aos produtores as melhores linhas de crédito aos produtores. “A nossa região, centro de Rondônia, são majoritariamente pequenos produtores e se o produtor entende que é uma oportunidade de investir nesse café com qualidade, somado ao mercado que reconhece esse produto e que gostaria de demandá-lo, então nós temos o casamento perfeito e a oportunidade de geração de emprego e renda para toda a cadeia”, conclui Oberdan.