null Senar destaca crescimento da atuação feminina no agro

24/05/2022 09:19

Atualmente 6,2 milhões de mulheres desempenham funções no agro e 18% dos estabelecimentos rurais são administrados por produtoras

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou no dia 11 de maio a live “Mulheres que fazem a diferença no agro”, com o objetivo de debater a atuação feminina no campo. O encontro foi moderado pela coordenadora de Projetos da Diretoria de Assistência Técnica do Senar, Bárbara Evelyn Silva, e contou com a participação da jornalista e produtora rural, Daniela Germano; da técnica de campo do Senar Minas, Pércia Rocha; e da produtora rural e proprietária da Nena Alimentos, Vanessa Lima. “Atualmente 6,2 milhões de mulheres desempenham funções no agro e 18% dos estabelecimentos rurais são administrados por produtoras, o que representa cerca de 30 milhões de hectares.

Isso demonstra que há, de fato, um crescimento na valorização da força de trabalho feminina e na transição da mulher dentro do setor”, afirmou Bárbara. Vanessa contou sobre o desafio de cursar Agronomia, os primeiros cultivos na área de horticultura e a ideia para criar a Nena Alimentos, em Cristalina (GO). A empresa, que trabalha com a produção de abóbora, cebola e alho, tem inspiração feminina desde a cor rosa da marca. “Nosso foco é a produção de alimentos por mulheres do agro. Tenho uma equipe maravilhosa e, trabalhando juntas, conseguimos mostrar ainda mais a nossa força e capacidade”, disse ela. 

Pércia adiou o sonho de atuar no agro por muito tempo até que decidiu fazer um curso técnico de agricultura e zootecnia. Depois disso, a carreira deslanchou: fez graduação, mestrado, estagiou na Embrapa e se tornou técnica de campo do projeto FIP Paisagens Rurais, no Senar Minas. “A persistência cria caminhos. Fico muito feliz de hoje ter essa representatividade e conseguir incentivar outras mulheres a vir com a gente e fazer a diferença”, declarou.

Apesar de ter nascido na área rural, Daniela foi estudar em Uberaba (MG) e acabou optando por uma vida urbana. Foi a maternidade e a vida agitada que fizeram ela repensar essa escolha e encarar o desafio de retornar ao campo. Hoje, a jornalista, o filho e o marido vivem em uma pequena propriedade no município de Prados (MG). “Na infância eu brincava com bezerros, vacas e cachorros. Queria que meu filho também tivesse essa vivência e fosse criado com mais liberdade. Com todas as dificuldades que passamos, acho que hoje somos mais felizes e temos certeza absoluta de que é isso que queremos para nossas vidas. As coisas só acontecem se você buscar e acreditar”, disse Daniela

Fonte: MB Comunicação – foto Wenderson Araujo – Trilux – CNA.