null Sicoob Crediauc leva educação financeira para alunos de escolas públicas

18/05/2022 14:51

Programa inclui palestras, distribuição de livros didáticos e cada aluno ganha um cofre, simbolizando a importância do ato de poupar 

O programa de Educação Cooperativista Financeira nas escolas é de iniciativa do Instituto Sicoob e busca contribuir para o despertar da importância da inclusão financeira dos cidadãos, e para a criação de um novo modelo mental e uma nova postura perante os aspectos comportamentais, que resulte em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável. Entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes. 

Partindo dessas premissas, o Sicoob Crediauc em parceria com o Instituto Sicoob, iniciou 2022 com o propósito de disseminar conhecimento e trabalhar o tema, realizando abordagens junto às instituições públicas de ensino que estejam localizadas em sua área de atuação. A intenção é levar o programa a pelo menos uma escola em cada um dos municípios onde a cooperativa está inserida. Nas cidades onde houver mais de uma agência, as atividades serão proporcionais.

No dia 10 de maio, o vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa e coordenador dos programas sociais na instituição, Neudi Miranda, esteve visitando dois educandários na região do Alto Uruguai Catarinense. A Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) responsável pelas ações do Instituto Sicoob na singular, Aline Perondi, e os voluntários do Sicoob Crediauc, compuseram o grupo de trabalho. A Escola Municipal de Educação Básica Sonho Encantado, de Alto Bela Vista (SC) e o Centro Educacional Professor José Arlindo Winter em Peritiba (SC), foram as unidades escolhidas nesse primeiro momento para recepcionar os representantes do Sicoob.

Para Neudi Miranda as dicas repassadas às crianças são fundamentais para fortalecer ações de autodisciplina e controle do orçamento. “Estamos atingindo alunos na faixa etária de oito a 11 anos, que possuem praticamente a sua personalidade formada e já sabem mensurar o poder que o dinheiro exerce nas relações em sociedade.

Ainda assim, procuramos reforçar e incentivar os alunos sobre a necessidade de observar questões essenciais e que estão intimamente relacionadas no trato com o dinheiro, como por exemplo, o querer, o poder e o precisar. Por consequência, notamos que pais e professores também estão sendo impactados indiretamente com as informações, o que torna o nosso envolvimento ainda mais prazeroso”, afirmou Miranda.

O gestor ressalta que o momento também é muito propício para falar às crianças sobre o cooperativismo de crédito, um conceito que, segundo ele, ainda confunde e suscita muitas dúvidas. “Estamos tendo uma excelente oportunidade de ensinar os alunos a diferenciar uma cooperativa de crédito de um banco convencional e assim, levar discernimento e, ao mesmo tempo, divulgar as vantagens e benefícios do cooperativismo em relação às demais instituições financeiras”, concluiu o gestor.

Além das palestras educativas realizadas, as escolas recebem livros didáticos voltados à educação financeira e cada aluno ganha um cofre personalizado, simbolizando a importância do ato de poupar. 

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação (com a colaboração do Instituto Sicoob).