Juros Composto: Aprenda a colocar os juros a seu favor - Nacional
null Juros Composto: Aprenda a colocar os juros a seu favor

Juros Compostos
Juros Compostos são os juros de um determinado período somado ao capital para caçulo de novos juros nos períodos seguintes.
Fazem parte de disciplinas e conceitos de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.
Se você possui financiamentos ou dívidas de qualquer espécie, isso significa que os Juros Compostos, estão presentes e gerando impactos em suas finanças. Isso porque, quanto maiores os prazos de pagamento, maiores as taxas. Por exemplo, se você fez um empréstimo no valor de R$1000 (mil reais) e pretende efetuar o pagamento no período de 10 meses, com uma taxa de 5%, significa que você precisará pagar R$50 (cinquenta reais) de juros. O mesmo funciona para financiamentos de casas, apartamentos, automóveis. Seja como for, você acaba perdendo um valor relevante quando assume alguma dívida. Neste caso, podemos dizer que os juros compostos, tornam-se vilões.
Acredite se quiser: é você quem decide se os juros serão vilões ou heróis em sua jornada financeira.
A melhor maneira para fazer o Juros Composto trabalhar a seu favor, é investindo. Confira o comentário feito pelo autor do blog.rico em sua matéria sobre os Juros Compostos:
"Juros compostos são a aplicação de juros sobre juros. Imagine uma pessoa desorganizada financeiramente, que não conseguiu pagar as suas contas, e todo mês a dívida aumenta porque os juros começam a incidir sobre os juros já existentes. Essa bola de neve se chama juros compostos. Então, é importante que você tenha educação financeira para não estar do lado errado da bola de neve financeira. Afinal, investir é muito parecido com emprestar dinheiro, como o banco faz com as pessoas. É por isso que a maioria dos investimentos são chamados de títulos de dívida. Um emissor (empresa, governo ou banco) precisa captar dinheiro e então emite uma espécie de contrato de dívida, regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Quem comprar uma cota desse contrato, empresta dinheiro ao emissor, automaticamente tornando-se credor. Ao fim do período estipulado no contrato ou quando o investidor quiser, ele recebe o seu capital acrescido de juros. Os investimentos normalmente rendem mensalmente, então, quando você permanece com seu dinheiro investido por mais de um mês, os novos rendimentos mensais ocorrerão também sobre os seus lucros passados.'
Certo. Agora que você tem ciência de como funciona a matemática dos Juros Compostos, você precisa se conscientizar que quando você empresta dinheiro às instituições financeiras, você receberá esse dinheiro com os juros composto. Exatamente como você pagaria, se estivesse pegando emprestado. Não é o máximo?!
Ainda tem dúvidas sobre como os juros compostos funcionam? Então, dedique alguns minutos assistindo esse maravilhoso vídeo produzido pela Youtuber e Educadora Financeira, EconoMirna:
Gostou dessa matéria?
Compartilhe com seus amigos e familiares.