null Datagro confirma o 12º aumento consecutivo da área de grãos no Brasil

06/05/2022 11:13

Mais uma vez, o nível tecnológico utilizado nas lavouras contribuiu para o aumento da produtividade

Nova análise realizada pela Consultoria Datagro para a safra 2022/23 de cereais e oleaginosas mostra que os produtores brasileiros confirmam o aumento da área a ser plantada de grãos no Brasil pelo 12º ano consecutivo, mostrando também grandes chances de aumento da produção.

“Os produtores permaneceram motivados a avançar o plantio por conta da boa oferta de crédito, dos preços excepcionais observados nas principais culturas e sentimento de mercado seguindo favorável para 2022, mais ou menos em linha com o movimento observado em 2020 e 2021”, disse Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da Datagro.

Estima-se uma área de 74 milhões de hectares, com aumento de 5,4% sobre a de 2021 e acima dos 72,4 milhões de hectares da estimativa inicial.

Grãos
Já a estimativa para a produção total de grãos é de 278,6 milhões de toneladas, com queda de 7% em relação a estimativa inicial de 299,2 milhões de toneladas, devido às perdas no arroz, feijão, milho de verão e soja.

No caso da oleaginosa, a queda do potencial produtivo chega próximo a 20 milhões de toneladas. Mesmo assim, a colheita deste ano pode ficar 7% acima das 259,3 milhões de toneladas da revisada safra de 2021, podendo também bater o recorde de 266,8 milhões de toneladas de 2020.

“Para a confirmação desse cenário precisamos agora contar com uma safra de inverno dentro da normalidade”, disse França Junior.
Mais uma vez, o nível tecnológico utilizado nas lavouras contribuiu para o aumento da produtividade.

Preços e clima
Embora os custos de produção tenham subido intensamente devido ao câmbio alto, preços elevados dos insumos e demanda aquecida, os preços de venda pelos produtores seguiram em patamares excelentes.

No caso da soja, batendo recordes históricos neste início de ano.
Em relação ao clima, destaque para o La Niña de fraca a moderada intensidade. A safra de verão que está sendo colhida foi duramente atingida pela escassez de chuvas, sobretudo no centro-sul do País.

Fonte: Datagro/Equipe SNA. Foto: Agência Brasil - divulgação.