null Movida a desafios  

27/04/2022 16:31

Como uma boa taurina, Jessica Busarello tem seus objetivos definidos. Quando iniciou na Cooperativa ela tinha uma meta: ser gerente de agência. 12 anos depois, ela não apenas conseguiu o feito, como se tornou Superintendente Comercial 

 

Você já parou para refletir quais experiências te fizeram chegar até aqui? Quando Jessica Busarello volta no tempo ela consegue lembrar das vezes que acompanhava sua madrinha na instituição financeira em que ela trabalhava. Dos processos, das pessoas, da rotina. Com segurança ela afirma que esse foi o início de uma trajetória no ramo, pois décadas depois, hoje ela é Superintendente Comercial do Sicoob MaxiCrédito.  

Natural de Rio dos Cedros (SC), Jessica trabalhava em uma loja de informática quando soube de uma oportunidade no Sicoob. O ano era 2010. “Eu não tinha carro para ir até a entrevista, só uma bicicleta. Cheguei descabelada, mas mostrei o quanto queria aquela vaga. Falei para o superintendente da época que entraria como caixa e um dia seria gerente”, relembra.  

E foi isso que aconteceu. Depois de atendimento, Jessica passou ao cargo de coordenadora operacional e, em 2014, surgiu a oportunidade para se tornar gerente da agência de Rio do Oeste (SC), ponto de atendimento que pertencia à cooperativa incorporada Blucredi. “Lembro que quando me fizeram o convite perguntaram se eu queria mesmo isso. Era uma agência do interior, a segunda mais longe do centro administrativo e com foco em crédito rural, uma novidade para mim. Além da mudança profissional, teria que mudar de cidade, sair da casa dos meus pais e morar sozinha”. 

Jessica conta que esse momento foi um divisor de águas na sua vida. Em Rio do Oeste ficou durante um ano, quando recebeu o convite para ser gerente na agência Pomerode. O desafio agora era outro, gerenciar uma equipe maior e formada apenas por mulheres. Deu certo e depois de um ano ela recebeu a proposta para gerenciar a agência FURB, em Blumenau (SC), já pelo Sicoob MaxiCrédito. “A FURB foi um desafio, nossos associados eram em sua maioria professores e servidores públicos, tinham muito conhecimento e o nível de exigência era maior. Senti a necessidade de me capacitar como líder”, comenta. 

 

“Os desafios que recebi e as pessoas que conheci me transformaram profundamente” 

 

Depois da FURB ela passou por Balneário Camboriú (SC), encontrando uma outra realidade, uma praça maior e uma área diferente: a de condomínios. “Olhando para trás tenho certeza de que a Jéssica de lá não é a mesma de agora. Os desafios que recebi e as pessoas que conheci me transformaram profundamente”. 

A rio-cedrense permaneceu cinco anos na Agência Balneário Camboriú, quando resolveu buscar novos caminhos. “Entendi que poderia contribuir mais com a Cooperativa, não só desenvolver minha agência, mas contribuir com outras. Me inscrevi no processo seletivo para superintendente pensando ‘se der certo, que bom, mas se não der vou entender o que preciso me desenvolver para outra oportunidade’”.  

Deu certo e em 2021 ela se tornou Superintendente Comercial da região Litoral, com 13 agências sob sua supervisão. “Quero poder inspirar outras pessoas a acreditarem e se capacitarem para isso. Poxa, uma menina do interior com o sonho de ser gerente conseguiu seu objetivo na gigante MaxiCrédito”. 

Para quem busca novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, Jessica aconselha a “ter claro seus objetivos e onde você quer chegar. Entender seu papel no todo, na Cooperativa, na comunidade. Se eu tivesse falado não para aquela oportunidade que me tirou da zona de conforto, talvez não estaria aqui. Fiz uma escolha e batalhei por isso”.