null Juntos fazemos a diferença 

25/04/2022 16:53

Do currículo enviado por email, a entrevista com os futuros colegas e o nervosismo, se passaram 11 anos de Sicoob MaxiCrédito. Conheça a história da Analista de Crédito, Daiane Santin! 

 

Você lembra da sua primeira entrevista de emprego? Do frio na barriga, a ansiedade, a curiosidade pelo novo e pelo que aconteceria? Daiane Santin lembra muito bem, ela passou por isso uma única vez. A parceria entre a Analista de Crédito e o Sicoob MaxiCrédito deu tão certo que há mais de 11 anos ela faz parte do Time Maxi.


Natural de Quilombo (SC), Daiane cursava a faculdade de administração quando soube de uma oportunidade na agência da cidade, a mesma em que seu pai era associado. Ela preparou seu currículo e o enviou por email para o RH. Foi chamada pela Maxi e entrevistada por nomes ainda presentes na Cooperativa: Gilberto Belatto, Fernando Rebelatto e Edson Miotto, que hoje atuam como Diretor Administrativo e de Suporte, Superintendente Administrativo e Gerente de Gestão Integrada de Riscos, respectivamente. 


Estava nervosa, coração na garganta, mas deu tudo certo. No mesmo dia mais duas pessoas fizeram entrevista junto com ela. Todas foram contratadas e, uma coincidência, além dela, outra colaboradora se chamava Daiane. “Até hoje quando encontro o Diretor Giba ele tira sarro porque eu estralava os dedos na entrevista. Isso não mudou, quando estou nervosa faço isso”, conta.


Daiane entrou no setor de Crédito e trabalhou com títulos descontados, BNDES, crédito rural, empréstimo, entre outros. Na época o processo era feito manualmente. “Os cheques, boletos, tudo tinha horário porque eram enviados via malote, por voo. Era um trabalho minucioso e eu não tinha muito conhecimento, por isso corri atrás. A faculdade me ajudou muito, estudava a teoria e na prática conhecia mais sobre os produtos”.


Uma das matérias que mais a ajudou no processo foi Matemática Financeira - e aqui mais uma coincidência: seu professor era Mauro Zoleti de Morais, atual Diretor de Controle e Risco da MaxiCrédito. Além do Crédito, Daiane também teve uma passagem pelo setor de Compliance e hoje atua no risco de crédito. 

“Você não consegue se dividir, ser alguém em casa e no trabalho. Aqui criei laços de amizade verdadeiros.”


A mesma Dai, dentro e fora do Sicoob

Em 11 anos, Daiane vivenciou muitas fases da Maxi. Assim como a Cooperativa, ela também se transformou. Se qualificou profissionalmente, realizou sonhos e dividiu experiências com os colegas, os quais considera uma segunda família. “Você não consegue se dividir, ser alguém em casa e no trabalho. Aqui criei laços de amizade verdadeiros”.


“Às vezes encontro os colegas mais antigos no elevador e nos cumprimentamos, e os novos na Cooperativa me perguntam ‘como assim você não chama eles de diretor ou de senhor?’. É que somos amigos há tantos anos. Acompanhamos a trajetória uns dos outros”, compartilha.


Fora do trabalho, Daiane gosta de estudar terapias, de olhar para o lado místico das coisas. Diz buscar sempre a evolução, entendendo como sua existência e, consequentemente, seu trabalho, são importantes na vida das pessoas. “Mesmo sendo apenas uma vírgula, nossas escolhas vão impactar a vida de alguém. Não é só conceder crédito, estamos transformando a sociedade. É sobre apoiar o associado e construir com ele. Crescer com ele. Tudo tem um retorno”, finaliza.