null Unidos por um propósito 

22/04/2022 16:49

Para celebrar o Dia do Trabalhador reunimos histórias de colaboradores que fazem parte do Time Maxi. Durante uma semana te convidamos a conhecer nossos colegas do Oeste, Vale, Litoral e Rio Grande do Sul.  Conheça hoje um pouco mais sobre Leonardo, gerente da Agência de Rolante (RS)


“Somos almas humanas tocando almas humanas”, a frase dita pela diretora Adriana Spolti Grigol na última convenção estratégica interna Essência da Chama reforça a importância de enxergar o próximo. Quando somos vistos, nos tornamos fortes. Quando nos tornamos parte, prosperamos. Com esse propósito, na Semana do Colaborador 2022 contaremos histórias de quem faz o Sicoob MaxiCrédito. Pois quando conhecemos nossa história, conhecemos nossa casa.

A primeira delas é a de Leonardo Secco, gerente da Agência de Rolante (RS), que no dia 16 de abril completou seis anos de Cooperativa. Leo, assim como Adriana e muitos outros, sabe a importância das relações humanas. Do olho no olho. O menino que nasceu no interior de Catuípe (RS), filho mais novo de três irmãos, ainda lembra da infância na roça, ajudando nas atividades da casa e cuidando das vacas de leite. 

Contudo, quando o irmão do meio foi visitar uma tia na cidade, não quis mais voltar para lá. Tinha ´conhecido o mundo´. “Nos mudamos para Igrejinha (RS) e lá fiz novos amigos, uma nova vida, um novo sotaque. E aproveitei o melhor das duas infâncias: pude ser livre no interior e depois estudar e trabalhar na cidade”, relembra. 

Leonardo começou no primeiro emprego aos 13 anos em um ateliê de costura perto de sua casa. Estudava de manhã e fazia o serviço à tarde, assim como muitos estudantes do Vale do Paranhana, importante região da indústria calçadista gaúcha.

A experiência acabou sendo curta, pois o lugar fechou algumas semanas depois. “Entendi que gostava de trabalhar e ter meu próprio dinheiro, então busquei outra oportunidade. Acabei conseguindo emprego em outro ateliê, passando cola nas peças. Ali, trabalhar na esteira era o ápice profissional e, quando saí, três anos depois, estava trabalhando na esteira. Gostava de lá, mas percebi que queria mesmo era trabalhar no comércio”.

Nasce o “Leonardo - o vendedor”


Aos 16 anos, Leonardo começou a trabalhar em uma madeireira onde cuidava do estoque da loja, solicitava peças, comprava, vendia e atendia o público. Já terminando o ensino médio, foi trabalhar em uma loja de peças com o irmão, permanecendo lá por cinco anos. Uma empresa familiar, pequena, que o incentivou a buscar algo mais. 

Com o apoio dos gestores, ele ingressou na faculdade de Processos Gerenciais e percebeu que os conteúdos das aulas poderiam ser aplicados no cotidiano. Também foi na graduação que surgiu a vontade de trabalhar no sistema financeiro. “Lembro que na minha entrevista com o RH do Sicoob Ecocredi eu comentei que uma das coisas que me deixava curioso era como vender serviços. Sempre vendi peças, sabia como fazer isso, mas queria ir além”. 

Ele não tinha muito conhecimento sobre o que era cooperativismo antes de entrar na Cooperativa, então descobriu na prática. “Passei a entender o valor do que fazemos para a comunidade. Que somos diferentes de um banco, temos propósito. A cooperativa acreditou em mim como eu acreditei nela”, compartilha. Leo começou sua história no Sicoob como caixa da Agência de Três Coroas (RS). 

Segundo Leo, os colegas foram fundamentais nesse processo, pois tudo era diferente. A rotina operacional não era igual ao do antigo trabalho. Apesar da fácil adaptação à função, o sentimento de vender continuava dentro dele. Mesmo como caixa, aproveitava o momento para falar com os associados e entender suas necessidades. Ofertava seguros, consórcios e previdência com facilidade.

Foi então que ele conversou com sua gestora e disse “Tati, quando tiver uma vaga em outra área eu quero aprender”. A Tati que ele menciona é Tatiane Zanin Leal, atual gerente da Agência MaxiCrédito de Igrejinha (RS). 

Quando surgiu uma vaga para assistente de pessoa jurídica ele migrou de função, assim como para atendimento de pessoa física e atendimento de pessoa jurídica. Nesse momento, ocorreu a incorporação e a Ecocredi passou a ser MaxiCrédito.

“Nos sentimos abraçados pela Cooperativa e a partir disso tive uma oportunidade única: inaugurar a agência de Araricá (RS). Lembro que o superintendente chamou nossa gestora para conversar e depois os dois me chamaram. Eles explicaram sobre a expansão da Maxi e me lançaram o desafio. Falei “é sério mesmo?” e a resposta veio na hora, era sim”. 

 

“Passei a entender o valor do que fazemos para a comunidade. Que somos diferentes de um banco, temos propósito. A cooperativa acreditou em mim como eu acreditei nela”

 

“Fizemos um intercâmbio em Águas Frias (SC) para entender como funcionava os processos da agência, pois era parecida com a nossa. Um momento único que lembro até hoje”, conta. Ainda como gerente, Leo recebeu uma ligação de seu superintendente o convidando para visitar um associado da região.

No caminho pararam em Rolante para conferir como estava ficando o novo espaço da MaxiCrédito na cidade. “Eu não desconfiei de nada, mas essa visita na verdade era para que eu conhecesse a minha nova casa. Fui convidado a inaugurar a Agência Rolante”. Dessa vez a resposta não veio na hora, ele esperou até conversar com a esposa Jéssica, parceira que há 11 anos apoia suas decisões. 

A agência de Rolante iniciou suas atividades no dia 6 de dezembro de 2021 e atualmente conta com uma equipe de 7 pessoas geridas por Leonardo. “Ao longo desses anos de Sicoob eu aprendi muita coisa, seja com meus colegas ou com nossos associados. Todo dia aprendo algo novo e isso é muito bom, porque sou movido a desafios. Quero sempre evoluir como gestor e auxiliar no desenvolvimento dos meus colegas. O sucesso deles é o meu também e os resultados são consequência disso”, finaliza o gestor.