null CapacitaCoop atinge mais de 25 mil alunos

19/04/2022 16:25

Atualmente, a plataforma idealizada pelo Sistema OCB já conta com mais de 60 diferentes opções de aprendizagem

A consolidação do sucesso da CapacitaCoop, plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro, que está prestes a comemorar dois anos de existência, é atribuída à profundidade dos conteúdos ofertados e ao método aplicado. Lançada em abril de 2020, inicialmente a ferramenta de ensino a distância disponibilizava seis cursos. Atualmente, a plataforma idealizada pelo Sistema OCB já conta com mais de 60 diferentes opções de aprendizagem oferecidas aos mais de 25 mil alunos cadastrados.

"Já utilizamos alguns dos cursos disponíveis na plataforma para compor o programa de aprendizagem dos nossos profissionais. Eles contam com linguagem acessível e contemporânea, com instrutores competentes e ainda são gratuitos. Esta plataforma complementa nossas ações. Desejo que mais gestores possam utilizá-la”, afirma Sandra Helena Rosa Kwak, superintendente de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob Espírito Santo.  

A CapacitaCoop materializa o quinto princípio do cooperativismo, que foca na educação e formação de seus cooperados. “Essa ferramenta foi criada em meio a um momento de muitas incertezas geradas pela pandemia de covid-19, mas seu sucesso já está mais que consolidado.

Os números são expressivos e temos que destacar também a efetividade do conteúdo oferecido e que contempla as mais diversas temáticas voltadas para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

E os benefícios não se limitam apenas às cooperativas e cooperados. A plataforma vai além ao permitir que qualquer pessoa interessada possa se cadastrar e cursar módulos específicos como os de gestão, comunicação, governança, vendas, agricultura familiar, entre outros.

Além dos cursos, os cadastrados também contam com uma vasta biblioteca com material complementar em texto, vídeo e webinários. A plataforma possui ainda um glossário completo, caso o aluno tenha dúvidas sobre conceitos ou palavras.

Outro detalhe importante é que a CapacitaCoop também está disponível para cooperados de outros oito países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Os cursos estão segmentados por área de atuação e divididos em módulos. Veja a abrangência da CapacitaCoop:

Cursos Internos: Desenvolvimento de Competências e Plano Estratégico.

Cursos Caminho para Excelência: Importância da Gestão; Atendimento às Partes Interessadas; Avaliação da Gestão; Avaliação da Governança; Cadeia de Valor; Gestão de Pessoa; Gestão de Resultados; Planejamento Estratégico; Gestão do Conhecimento e Informação; e Modelo de Negócio.

Cursos Banco Central: Eu e Meu Dinheiro; Gestão de Finanças Pessoais.

Cursos Universitário Cooperativo: Comunicação e Pensamento Crítico; Cooperativismo, Criatividade e Inovação; Design de Carreira; Gerenciamento de Projetos; Governança Cooperativa; Inteligência Socioemocional; Liderança e Práticas de Negociação.

Cursos Sescoop/Pnud: Cooperativismo e Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável; Elaboração e Gestão de Projetos; Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo de Crédito.

Cursos ConexãoCoop: Agricultura Familiar nas Compras Públicas; Primeira Exportação; Venda Mais; Vender, Comprar, Ganhar.

Cursos InovaCoop: Apresentações Poderosas; Cooperativismo de Plataforma; Gestão da Mudança; Inovação: Primeiros Passos; Introdução ao Design Thinking; Mentalidade Ágil; Métodos Ágeis (Scrum); Neurociência do Consumo; Pesquisador de Tendências; Pitch; Resolução de Problemas Complexos; e Transformação Digital.

Cursos Nacionais: Assembleia Geral na Prática; Assembleias Semipresenciais e Digitais; Contabilidade de Cooperativas para Contadores; Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes;

Cooperativismo: Primeiras Lições; Direito e Legislação; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão; Formação de Conselheiros Fiscais para a Sociedades Cooperativas; Gestão de RH para Cooperativas; Gestão Estratégica de Cooperativas; Gestão Orientada para Resultados; Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas; Governança Cooperativa: Conselheiros Administrativos; Núcleos e Comitês: Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social; O Jeito Coop de Ser Feliz; Tributação de Cooperativas para Contadores; e Tributação de Cooperativas para Dirigente.

Fonte: Sistema OCB.